A expansão para o interior do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP), sediado em Belo Horizonte e ligado à Vara de Registros Públicos da capital, foi anunciada em outubro de 2018, com a formação de um grupo de estudo para debater a melhor forma de difundir o modelo pelo Estado.

Em reconhecimento ao direito fundamental do cidadão à felicidade e ao conhecimento da própria origem, o Judiciário mineiro apoiou também, em novembro, a iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais de realizar o Mutirão do Direito a Ter Pai. O TJMG forneceu os exames gratuitos de DNA para o mutirão, com coleta feita por profissionais de saúde e reconhecimento extrajudicial de paternidade, realizado em 43 comarcas.

Além disso, em julho realizou-se, pela segunda vez, o CRP Itinerante, em parceria com o Hospital Espírita André Luiz, no Bairro Salgado Filho, em BH. Os 38 atendimentos resultaram em sete reconhecimentos de paternidade socioafetiva, dois reconhecimentos espontâneos de pais biológicos, sete retificações de certidão e seis agendamentos para exame de DNA.

¿A dignidade da pessoa humana pode se manifestar de várias formas. Uma das mais contundentes, para o indivíduo, é conhecer pai e mãe e se sentir inserido em uma família. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais reconhece a necessidade de atuar para promover esse ato de cidadania.¿

Veja vídeo: