Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Apacs abrem inscrições para curso de voluntariado

Unidades de Santa Luzia e Itaúna recebem inscrições


- Atualizado em Número de Visualizações:

“O voluntário é a alma, o que dá vida ao método Apac. Nada, absolutamente nada, substitui o voluntariado. Quem se voluntaria não é um mero acessório na metodologia, pelo contrário, ele é parte integrante da essência da proposta”. Essas são algumas das premissas que sustentam as Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs), criadas com o objetivo central de humanizar o cumprimento das penas privativas de liberdade, em uma aposta na recuperação do ser humano que cometeu um crime.

Doze elementos sustentam a metodologia, entre eles a participação da comunidade, o trabalho, a assistência jurídica, a valorização humana, a família. O voluntário e sua formação também estão entre os princípios basilares do método, sendo considerado de suma importância para a ressocialização dos recuperandos, na medida em que representa uma oportunidade a mais de aproximá-los da sociedade.

Com o objetivo de formar voluntários para atuar nas associações, atendendo os setores de acordo com a aptidão de quem deseja se voluntariar, bem como observando as necessidades da entidade e contribuindo para a ressocialização dos recuperandos, as Apacs realizam periodicamente cursos gratuitos para formar aqueles que desejam doar seu tempo e talento para as associações.

Na Apac de Santa Luzia, as inscrições para o Curso de Voluntários 2019 estão abertas de hoje, 4 de fevereiro, até o dia 28 deste mês e devem ser feitas aqui. As aulas vão acontecer na Escola Estadual Geraldo Teixeira da Costa (rua Benedito Freire da Paz, 213, bairro Boa Esperança, em Santa Luzia), sempre aos sábados, de 23 de março a 22 de junho, das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 983541308.

A Apac de Itaúna também está com inscrições abertas para seu curso de voluntariado deste ano. Os interessados devem se inscrever até 9 de março diretamente nas Apacs masculina e feminina da comarca ou pelos telefones (37) 3241-1596/ 3243-1737/3242-2050. As aulas também serão realizadas aos sábados, no horário das 14h às 16 horas e iniciam em 9 de março na Apac masculina (avenida João Moreira de Carvalho, 1.336, no Parque Jardim).

noticia-apac-de-itauna.jpg
O voluntário e sua formação é um dos 12 elementos que sustentam a metodologia apaqueana; na foto, a Apac de Itaúna

Outras Apacs

As diversas Apacs em Minas estão programando cursos de voluntariado a iniciar-se neste ano, e outras, além de Itaúna e Santa Luzia, já se encontram com inscrições abertas. Confira aqui a lista de telefones das diversas associações, onde poderão ser obtidas informações sobre esses programas em outras unidades mineiras.

O TJMG é um grande apoiador e incentivador da metodologia Apac, disseminando-a em Minas, por meio do programa Novos Rumos, desde 2001. Confira aqui matéria com servidoras do Judiciário mineiro que se voluntariam na Apac de Santa Luzia.

As voluntárias também foram tema de reportagem do programa Justiça em Questão, produzido pelo Núcleo de TV da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Tribunal mineiro. Veja aqui.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial