Secretaria de Padronização

A Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária tem como objetivo assegurar a permanente atualização e disseminação das normas e dos padrões definidos e aprovados para a gestão judiciária de 2ª Instância, em compatibilidade com as práticas e as normas legais relacionadas aos processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional, assim como manter o acompanhamento dos resultados frente às metas estabelecidas para as Superintendências e suas respectivas Gerências.

 

São atribuições específicas da SEPAD:

 

  • Assegurar o planejamento e desenvolvimento da padronização no âmbito da SEJUD, em consonância com o Sistema de Padronização Organizacional e com o assessoramento metodológico do Centro de Padronização e Qualidade da SEPLAG, com vistas à atualização permanente das normas e dos padrões e ao alcance dos resultados esperados na prestação jurisdicional;
  • Viabilizar recursos que garantam aos servidores das unidades organizacionais que integram a Secretaria a permanente atualização e utilização das normas e dos padrões estabelecidos;
  • Acompanhar, por meio de indicadores de desempenho, os resultados alcançados pelas áreas da SEJUD, em decorrência da implantação das normas e dos padrões, considerados seus objetivos e metas;
  • Apresentar mensalmente, ao Superintendente de sua área de atuação, os resultados alcançados frente às metas estabelecidas, devidamente medidos e analisados, assim como as medidas corretivas propostas, quando for o caso;
  • Pronunciar-se, quando solicitado pelo Superintendente Judiciário, sobre questões técnicas inerentes às atividades da Superintendência;
  • Executar outras atividades afins.

 

A SEPAD tem ainda como objetivos articular ações para o desenvolvimento e aprimoramento da padronização dos processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional, em consonância com o Sistema de Padronização Organizacional, assim como a disseminação das melhores práticas junto às diversas Câmaras do Tribunal, por meio dos gestores dos Cartórios e demais áreas da SEJUD.

 

No que tange a padronização dos processos de trabalho, são atribuições da SEPAD:

 

  • Interagir com as diversas áreas subordinadas à SEJUD do Tribunal, por meio dos seus gestores, com vistas ao desenvolvimento e à avaliação sistemática das normas e padrões inerentes à prestação jurisdicional;
  • Identificar necessidades de aperfeiçoamento e reorganização de processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional e da preparação de propostas de aperfeiçoamento;
  • Conduzir as ações para o desenvolvimento da padronização organizacional no âmbito das Câmaras do Tribunal, por meio dos respectivos cartórios e das demais áreas subordinadas à SEJUD, em compatibilidade com o Sistema de Padronização Organizacional, com vistas ao alcance dos resultados esperados;
  • Assegurar o controle e orientar o uso racional, otimizado e padronizado de formulários impressos e em meio eletrônico pelas diversas áreas da SEJUD, considerados os seus processos de trabalho;
  • Assegurar que os manuais destinados a orientar os servidores quanto às normas e procedimentos a serem observados na prestação jurisdicional da 2ª Instância guardem consonância com as normas e padrões estabelecidos e com o Sistema de Padronização Organizacional;
  • Assegurar o aperfeiçoamento das premissas básicas inerentes aos processos de trabalho de sua área de atuação;
  • Subsidiar a área de Informática para o desenvolvimento de soluções tecnológicas, com vistas a agilizar e racionalizar os processos de trabalho inerentes à prestação jurisdicional;
  • Identificar processos críticos que possam comprometer o alcance das metas estabelecidas com vistas a promover a revisão das normas e dos padrões ou propor outras medidas corretivas;
  • Propor atos normativos para assegurar a legalidade das alterações de padrões, de acordo com o Sistema de Padronização Organizacional;

 

A SEPAD ainda tem como objetivo organizar, consolidar, atualizar e disseminar informações gerenciais necessárias ao acompanhamento de indicadores de resultados inerentes à prestação jurisdicional de 2ª Instância, de modo a subsidiar o planejamento e a gestão da prestação jurisdicional.

 

  • Orientando as diversas áreas da SEJUD do Tribunal para o acompanhamento e análise dos resultados alcançados, por meio dos indicadores de desempenho, frente as metas estabelecidas;
  • Garantindo a integração, a consistência e a atualização dos dados disponíveis, assim como a compatibilidade das formas de consolidação e o acompanhamento dos indicadores de desempenho das diversas áreas da SEJUD, por meio da interação com os respectivos dirigentes;
  • Promovendo a disseminação de indicadores de desempenho, por meio da implantação da gestão à vista, para subsidiar as atividades dos diversos Cartórios, em compatibilidade com o padrão estabelecido pela SEPLAG;
  • Produzindo relatórios gerenciais referentes aos resultados alcançados pelas diversas Câmaras e outros demandados, de modo a subsidiar a atuação da SEPAD nas avaliações e na proposição de políticas, estratégias, padrões e critérios a serem adotados pela SEJUD;


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