Apresentação

No âmbito das Cortes de Justiça, os Desembargadores não são apenas a energia intelectual por detrás do julgamento das causas. Eles são, também, líderes de uma equipe de trabalho que, às vezes, necessita de apoio para o desenvolvimento de boas práticas de gestão a fim de garantir a efetiva prestação jurisdicional – com segurança jurídica, agilidade e qualidade nos trâmites judiciais. Nessa perspectiva, é relevante que se ofereça aos Desembargadores uma estrutura que lhes favoreça a boa gestão de sua equipe.

 

 Essa estrutura é oferecida pela 1a Vice-Presidência por meio do projeto de “Apoio à gestão de gabinetes”, cuja finalidade é oferecer subsídios técnicos e ferramentas para que os Desembargadores do TJMG otimizem a organização de sua equipe de gabinete, controlem seu acervo, estabeleçam o fluxo interno para os processos distribuídos e gerenciem as diversas atividades atinentes à prestação jurisdicional em si, como a criação de votos-modelo e a realização de pesquisa jurisprudencial.

  

Esse projeto assenta-se na transparência dos procedimentos jurídico-institucionais. Além de oferecer acompanhamento personalizado aos gabinetes, coloca-se à disposição dos Desembargadores uma gama de informações e ferramentas tecnológicas que permitem a distribuição de tarefas conforme o perfil dos membros da equipe, a definição de metas de trabalho bem como o acompanhamento da sua produtividade. A instauração desse projeto parte da premissa de que é necessário oferecer aos Desembargadores algum apoio para que se construa uma logística de funcionamento dos gabinetes, de modo a manter um alto padrão de qualidade no trabalho, atender à crescente demanda e desenvolver um ambiente de trabalho organizado e promissor.

  

Esse apoio à gestão é oferecido a todos os novos Desembargadores empossados no TJMG. Nesse caso, além da apresentação de boas práticas de gestão, a equipe da 1a Vice-Presidência também apresenta, a esses novos membros, a estrutura da Instituição. Nos gabinetes já existentes no TJMG, a equipe atua com o objetivo de reestruturar a rotina de trabalho a partir das necessidades arroladas pelo magistrado e por sua equipe.

 

Todas essas ações visam à redução do acervo processual em tramitação, mediante o cumprimento das metas estabelecidas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais em seu planejamento estratégico e pelo Conselho Nacional de Justiça.
 



Rua Goiás, 229 - Centro - 30.190-925 - Belo Horizonte - MG - Brasil - TEL.: 31 3237-6100 © Copyright 1997-2013, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.