Presidente do TJMG inaugura fotografia na Amagis


Institucional | 17.03.2017

Retrato do desembargador Herbert Carneiro foi incluído na galeria de ex-presidentes da associação


Renata Caldeiraquadro amagis 01A solenidade de inauguração do retrato foi prestigiada por familiares do presidente
Renata Caldeiraquadro amagis 02A solenidade foi também uma oportunidade de homenagear o presidente Herbert Carneiro pela gestão exemplar e modernizadora à frente da Amagis no triênio 2013-2015
Renata Caldeiraquadro amagis 03Diante da homenagem recebida, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, disse possuir apenas uma palavra: gratidão

O presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), desembargador Herbert Carneiro, foi homenageado na Amagis (Associação de Magistrados Mineiros) na manhã desta sexta-feira, 17 de março, quando seu retrato foi incluído na galeria de ex-presidentes da associação. O desembargador dirigiu a entidade no triênio 2013-2015. “É uma honra e uma responsabilidade para mim integrar a galeria de ex-presidentes da Amagis: são 17 personalidades, das mais expressivas na conjuntura da magistratura mineira e até mesmo nacional. São nomes que impõem ainda mais, à minha trajetória, a coerência de vida em prol da magistratura e do Poder Judiciário”, afirmou o homenageado.

 

Durante a solenidade, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Torres Soares, destacou o orgulho e a alegria de inaugurar, na trajetória da entidade, o retrato do presidente Herbert Carneiro no espaço, como uma forma também de marcar a gestão exemplar e modernizadora dele, no triênio 2013-2015. “Desde que ele concluiu sua bem-sucedida gestão, não tínhamos tido ainda a oportunidade de celebrá-la, por causa do desafio que o desembargador Herbert Carneiro assumiu ao ser, merecidamente, eleito presidente do TJMG”, destacou.

 

De acordo com o desembargador Maurício Torres Soares, ao tornar-se presidente do Judiciário mineiro, o desembargador Herbert Carneiro assumiu “uma missão enorme”. “Mas sabemos da capacidade de gestão demonstrada por ele na Amagis e reconhecida por todos na magistratura mineira, que o teve como porta-voz e representante durante três anos. Minhas palavras são de gratidão, por ter tido a honra de sucedê-lo como líder. Ele fez aqui uma gestão histórica e de conquistas para toda a classe, motivo pela qual recebeu ampla aprovação de todos os magistrados”.

 

Destacando alguns dos feitos do desembargador Herbert Carneiro à frente da Amagis, que significaram um aprimoramento da Justiça e consolidaram inovações, o desembargador Maurício Torres Soares afirmou que seu sucessor “deixou na Amagis um legado de interlocução com os poderes e com a sociedade, estabelecendo para nós uma bússola”. Seguindo seu legado, ele contou que está atuando também firmemente pela magistratura, em Brasília, mantendo um diálogo permanente junto a parlamentares.

 

O desembargador Nelson Missias, que é vice-presidente de Planejamento Estratégico, Previdência e Assuntos Jurídicos da AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) e ex-presidente da Amagis, também proferiu algumas palavras em homenagem a Herbert Carneiro. “Com o seu trabalho humanitário no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Herbert Carneiro se tornou um ícone em matéria de execução penal. Foi meu braço direito da Amagis e, se tivemos sucesso naquela época, foi porque já trabalhávamos em equipe. O desembargador Herbert Carneiro era o diretor de comunicação e abriu uma grande interlocução com a magistratura mineira”, afirmou, destacando a firmeza com que Herbert Carneiro tem presidido, “sem grandes percalços”, e como um grande líder, o Judiciário mineiro.

 

Palavras de gratidão

 

Diante da homenagem recebida, o presidente do TJMG disse possuir apenas uma palavra: gratidão. Em primeiro lugar, agradeceu a Deus pela “oportunidade singular e ímpar de presidir a associação de 2013 a 2015”, onde pode realizar seu trabalho com força e convicção. “Presidir a Amagis foi uma das passagens mais expressivas da minha vida, pois aqui tive oportunidade de fazer um trabalho com afinco e honesto, mas de proximidade, de confiança, amizade, solidariedade e fraternidade com os juízes”, afirmou. Agradeceu em seguida à família, que foi privada de sua convivência incontáveis vezes, em função de sua atuação como presidente da Amagis, e também pelo apoio que recebeu dos familiares, durante essa caminhada, que afirmou ser, muitas vezes, de angústia e solidão. Agradeceu também ao corpo de funcionários da Amagis e aos amigos fraternos, que estavam ali, durante a homenagem.

 

De acordo com o desembargador Herbert Carneiro, desde que se tornou presidente do TJMG, em um momento de crise grave no País, não teve ainda um dia de tranquilidade na instituição. “Cada dia é um sobressalto, um novo desafio, uma nova dificuldade”. Mas pediu aos amigos que rezem por ele, para que continue enfrentando todas as suas responsabilidades com o destemor, a força e a coragem com que as tem enfrentado, até o momento.

 

O evento foi prestigiado ainda pelo 1º vice-presidente do TJMG e superintendente judiciário, desembargador Geraldo Augusto; pelo desembargador aposentado Reynaldo Ximenes Carneiro, ex-presidente da Amagis; por membros da diretoria da Amagis; e por familiares do homenageado – a mãe, Dona Nini, a esposa Denise, as irmãs Ivana e Mariângela e a filha Nayara.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial


 


COMPARTILHAR:

Notícias Relacionadas




Rua Goiás, 229 - Centro - 30.190-925 - Belo Horizonte - MG - Brasil - TEL.: 31 3237-6100 © Copyright 1997-2013, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.