Visitas orientadas do Programa Conhecendo o Judiciário

O Programa Conhecendo o Judiciário é desenvolvido para estudantes, obedecendo ao grau de escolaridade específico para cada uma de suas atividades. Além da comunidade estudantil, outros grupos organizados da sociedade civil podem participar: sindicatos, associações, ONG's, grupos de idosos, organizações públicas e privadas.

 

Conhecendo o Judiciário em Belo Horizonte

Para conhecer as atividades e agendar uma visita acesse a página do Programa Conhecendo o Judiciário. 

 

Conhecendo o Judiciário em Uberlândia

O programa que tem como tema "Estrutura e Funcionamento do Poder Judiciário" e é realizado em forma de palestra proferida por um juiz, aborda também assuntos como o Estado, Órgãos do Poder do Estado, a harmonia entre os três poderes, a carreira do juiz, entre outros.

Em Uberlândia as palestras já foram realizadas com diversas escolas do ensino fundamental, médio e superior, bem como outros segmentos da sociedade, entre os quais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

O projeto já se transformou na maior fonte de informações sobre o Poder Judiciário, notadamente, sobre sua organização e seu funcionamento, desde a instância inferior, até a segunda instância, contemplando também a Corte Superior e a Suprema Corte.

Além das palestras serem realizadas no Fórum, serão também realizadas nas próprias escolas, ou instituições que assim desejarem, diminuindo assim, a distância entre o judiciário e a comunidade.

As instituições interessadas em conhecer ou participar do Conhecendo o Judiciário em Uberlândia poderão agendar as visitas na Assessoria de Comunicação do Fórum Abelardo Penna, Sala 48, ou pelo telefone 3228.8318, no horário de 12 às 18:00h, bem como pelo e-mail: ulaascom@tjmg.jus.br ou por fomulário eletrônico disponível na página do programa.
 

 

Demais comarcas

Nas demais comarcas do interior, os juízes habilitados a coordenar o programa podem realizá-lo no fórum ou na própria unidade escolar. Vale lembrar que estudantes de qualquer  nível de escolaridade ou de curso de nível superior podem participar desta atividade.

 

 

Juízes vão às Escolas

Esta atividade é realizada nas dependências das escolas para o público jovem e adulto, compreendendo estudantes do ensino médio ou grupos organizados (associações de bairro e comunidades locais). A palestra é realizada por um juiz que pode abordar temas de interesse da escola ou da comunidade, enfatizando questões relacionadas à cidadania e justiça.

 


COMPARTILHAR:


Rua Goiás, 229 - Centro - 30.190-925 - Belo Horizonte - MG - Brasil - TEL.: 31 3237-6100 © Copyright 1997-2013, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.