Comendas do Judiciário

colar_merito_judiciario

O Colar do Mérito Judiciário foi criado através da Resolução 53/1983, pela Corte Superior do TJMG, na gestão presidencial do Desembargador Geraldo Reis Alves com o objetivo de condecorar pessoas e instituições, nacionais ou estrangeiras, em virtude de seu destaque na prestação de relevantes serviços à Justiça, e/ou á cultura jurídica.

 

A relação dos agraciados, em número máximo de três, é definida por Comissão Especial, constituída pelos quatro desembargadores mais antigos em exercício e presidida pelo Presidente do TJMG que é seu Chanceler.A comenda é conferida também aos desembargadores no ato da posse no cargo.

 

O “Colar do Mérito” tem as seguintes características:

 

Uma cruz dos templários; seus quatro braços serão em azul, cor individualizante da condecoração, superpostos a ramos de café em verde e ouro; enfeixando os ramos de café, sob a insígnia virá um laço de fita em vermelho; ao centro da cruz, um disco em azul ,com o triângulo da Inconfidência em vermelho, sustentando o símbolo da Justiça em ouro; circundando o disco, em letras de ouro sobre fundo branco, o lema “OPUS JUSTITIAE PAX” e a designação “Mérito Judiciário”. No verso da cruz, em relevo polido sobre fundo fosco, os dizeres “Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais".

 Conheça os agraciados pela Medalha do Mérito Judiciário do ano de  2014.

Conheça os agraciados pela Medalha do Mérito Judiciário desde 1983.



Rua Goiás, 229 - Centro - 30.190-925 - Belo Horizonte - MG - Brasil - TEL.: 31 3237-6100 © Copyright 1997-2013, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.