Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Suporte

 

 

  • PORTAL DE SERVIÇOS DE INFORMÁTICA - ATENDIMENTO AO USUÁRIO EXTERNO

    Portal de Serviços de Informática do TJMG é o meio mais simples para a realização de solicitações de atendimento para resolução de  problemas ou dúvidas relacionadas ao Sistema SEEU/CNJ.

    Para acessar o  suporte ao usuário, primeiro é necessário fazer o cadastramento no Portal de Serviços de Informática.

    O cadastramento e o acesso ao Portal de Serviços de Informática deverão ser feitos pelo endereço eletrônico http://informatica.tjmg.jus.br.

    CENTRAL DE ATENDIMENTO

    Os usuários do SEEU/CNJ também contam com o serviço de atendimento pelos seguintes telefones: 

    Belo Horizonte e região metropolitana: 4020-7560

    Demais localidades: 0800 276 7060

    Ao contatar a Central de Atendimento não deixe de fornecer os dados solicitados pelo atendente.

    O horário de funcionamento da Central de Atendimento é das 8 às 18 horas em dias úteis.

  • USUÁRIOS QUE NÃO POSSUEM CERTIFICADO DIGITAL

    A certificação digital pode ser realizada em qualquer autoridade certificadora (AC) participante da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira), instituída pela Medida Provisória nº 2.200-2.

    Para emitir seu certificado digital, o advogado deve:

    1- Escolher uma autoridade certificadora da ICP-Brasil;

    2- Solicitar no portal da internet da AC escolhida a emissão de seu certificado digital de pessoa física;

    3- Agendar a validação presencial, indo pessoalmente a um posto de atendimento de uma Autoridade de Registro (AR) da AC escolhida para apresentar os documentos exigidos e validar os dados preenchidos na solicitação.

    Algumas autoridades certificadoras da ICP-Brasil com postos de atendimento no estado de Minas Gerais: 

    AC OAB - http://www.acoab.com.br/

    AC Certisign - http://www.certisign.com.br/certisign/telefones-enderecos

    AC Prodemge, incluindo AR JUCEMG - https://wwws.prodemge.gov.br/certificacaodigital/

    A lista completa das autoridades certificadoras e de registro credenciadas junto à ICP-Brasil pode ser consultada no site do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), em http://www.iti.gov.br/icp-brasil

    O certificado digital pode ter validade de um a três anos, conforme a opção escolhida. Quando a validade do certificado está próxima de terminar, é necessário providenciar a sua renovação junto à AC que o emitiu, ou a emissão de novo certificado digital em qualquer AC.

    IMPORTANTE

    - Existe no mercado uma multiplicidade de dispositivos (tokens, smart cards, entre outros) e certificados digitais que podem ser adquiridos por advogados e interessados. Como os computadores disponíveis para utilização no TJMG foram preparados/configurados para funcionarem apenas com alguns destes dispositivos, foram homologados apenas os seguintes itens:

    Token Aladdin;

    Token Pro;

    Token Morpho Safran.

    Com esta ação, a instituição garante o funcionamento do dispositivo do advogado em seus equipamentos.

    -  Atenção para o prazo de sua vigência do seu certificado digital.

  • Sistema Operacional

    Embora o SEEU funcione também em sistemas operacionais livres, para melhor suporte quanto ao uso do certificado digital, recomendamos o uso do Windows na versão 2003 em diante.

    Certificado ICP-Brasil

    A assinatura de documentos no SEEU somente pode ser feita utilizando certificado digital que pertença à cadeia ICP-Brasil (http://www.iti.gov.br/icp- brasil/certificados). Instale a cadeia de certificação da ICP-Brasil, e também, instale o drive do seu token fornecido pela empresa certificado.

    Navegador de Internet e outros softwares

    Navegador de internet (browser): Mozilla Firefox ou Google Chrome (Versão atual)

    Java JRE 8 update 121 ou superior, para o funcionamento da assinatura digital de documentos;

    Adobe Reader para utilização de arquivos em formato PDF.

    DRIVER E GERENCIADOR DO CERTIFICADO DIGITAL

    Existem duas formas de armazenamento do certificado digital, via:

    §  Cartão inteligente (smartcard): é um cartão com chip, onde será necessária uma leitora de cartão compatível;

    §  Token criptográfico: é um dispositivo USB (semelhante a um pen-drive).

    É necessário instalar o driver da leitora de cartão inteligente ou do token criptográfico para habilitar o funcionamento para a utilização do certificado. Os aplicativos necessários à utilização desses dispositivos devem ser fornecidos pela entidade de quem foi adquirido o certificado digital.

    O Gerenciador do certificado digital é o programa responsável pela administração do seu certificado digital. É através dele que o Windows gerencia sua leitora de cartão ou token, acessando o seu certificado digital quando este for requisitado.

    Instale a cadeia de certificação da ICP-Brasil