Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

VEC de Contagem faz doação de drones para Corpo de Bombeiros

O equipamento será usado na busca de corpos em Brumadinho


- Atualizado em Número de Visualizações:

Enaltecendo o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG),  o  juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Contagem, Wagner Cavalieri, fez a doação, em 9 de maio de 2019, de dois drones ao Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

noticia02-doacao-drone-bombeiros-13.05.19.jpg
O juiz Wagner Cavalieri participou da solenidade no Batalhão de Operações Aéreas

A doação do equipamento, modelo Dji Mavic 2 Enterprise Dual, só foi possível graças à utilização de recursos provenientes das penas pecuniárias, que são valores em dinheiro estabelecidos no caso das transações penais – quando é aplicada uma pena não privativa de liberdade ao acusado de um crime de menor potencial ofensivo – ou em sentenças condenatórias.

Para o juiz Wagner Cavalieri, essa doação é a oportunidade de colaborar e reconhecer o trabalho da instituição, que exerce com tanta competência as atividades de segurança pública.

Além do juiz Wagner Cavalieri, a solenidade contou com a presença do comandante-geral do CBMMG, coronel Edgard Estevo da Silva.

noticia01-doacao-drone-bombeiros-13.05.19.jpg
O coronel Estevo destacou como benefício do uso dos drones a diminuição da exposição dos bombeiros a riscos e locais perigosos

O comandante-geral agradeceu a parceria do CBMMG com a Justiça de Contagem, afirmando que os drones serão de grande valia na melhora do atendimento do CBMMG e, especialmente, nos trabalhos de busca em Brumadinho.

Segundo ele, os drones estão sendo utilizados nas buscas das vítimas que ainda estão desaparecidas. O equipamento serve para monitorar e avaliar áreas de risco, realizar medições de terreno, ajudar os bombeiros a identificar e percorrer áreas de difícil acesso via terrestre, além de reduzir o uso das aeronaves, trazendo economia e eficiência aos trabalhos.

Outro benefício importante dos drones, ainda de acordo com coronel Estevo, é diminuir a exposição dos bombeiros a riscos e locais perigosos.

Verbas pecuniárias

O uso das verbas pecuniárias foi regulamentado e sistematizado por meio da Resolução 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece que os recursos adquiridos sejam acumulados em uma única conta judicial vinculada à unidade gestora e destinado, posteriormente, a projetos sociais e instituições que beneficiem a sociedade.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial