Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

UAI Live apresenta palestra com o tema "O futuro do trabalho é híbrido"

Evento foi realizado na quarta-feira (10/8), junto ao lançamento do projeto Conecta TJMG - Cartório


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-live-conecta-tjmg----THIAGO-ALVES---10.08.22.jpg
O CEO da empresa Regus & Spaces no Brasil, Tiago Alves, parabenizou o Tribunal de Justiça pelo projeto Conecta TJMG - Cartório (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

“O futuro do trabalho é híbrido” foi o tema da palestra ministrada, nessa quarta-feira (10/8), pelo CEO da empresa Regus & Spaces no Brasil, Tiago Alves. O evento faz parte da UAI Live, programa do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, ligado à Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab) e promovido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Antes da palestra, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, inaugurou o projeto Conecta TJMG - Cartório, no âmbito da Segunda Instância. O projeto foi instalado no cartório da 6ª Câmara Cível do TJMG e tem o objetivo de criar um ambiente hibrido para servidores e magistrados.

A abertura da live sobre trabalho híbrido foi realizada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Rodrigo Martins Faria. Ele falou sobre a chamada Quarta Revolução Industrial, vivida atualmente pela humanidade, que dá ênfase à inteligência artificial, à internet das coisas e à gestão orientada a dados nos processos produtivos. A Quarta Revolução, segundo o magistrado, sucede as eras do vapor, das ferramentas mecânicas e a revolução digital.

“O projeto Conecta TJMG é um ambiente de trabalho híbrido, no contexto da remodelagem do trabalho no Tribunal de Justiça no período pós-pandemia, e está alinhado com todas as diretrizes do Programa Justiça Eficiente (Projef 5.0)”, afirmou o juiz Rodrigo Martins Faria, que agradeceu a todos que colaboraram direta e indiretamente para a realização da live e para que o projeto Conecta TJMG fosse viabilizado. 

Trabalho Colaborativo

O palestrante Tiago Alves, autor do livro “Nem home, nem office”, parabenizou o TJMG pela iniciativa da criação do projeto Conecta TJMG – Cartório. “O projeto mostra como o Tribunal de Justiça está alinhado às novas tecnologias e ao conceito do trabalho híbrido”, observou. Na palestra, ele abordou as várias mudanças vividas por empresas e pela sociedade, que atualmente culminam no trabalho híbrido, como forma de economia e aumento da produtividade. 

not-live-conecta-tjmg--PRISCILA-VILASBOAS-PRESIDENTE--DRESCH--RODRIGO-10.08.22.jpg
O evento teve a participação do presidente José Arthur Filho, do 1º vice-presidente, Alberto Vilas Boas, do 2º vice-presidente, Renato Dresch, do juiz auxiliar da Presidência Rodrigo Martins Faria, e da gerente Priscila Souza (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Tiago Alves afirmou que, há 100 anos, uma empresa era criada com a expectativa de viver em média 70 anos. Em 2010, a expectativa era de apenas 15 anos, e atualmente, após a pandemia, o tempo de vida de uma empresa foi reduzido para apenas oito anos, o que mostra grandes transformações no âmbito corporativo. “A Revolução Industrial é composta por etapas. Vivemos a Quarta Revolução e nós, como sociedade, temos a necessidade de estarmos conectados e de caminharmos de mão dadas para o futuro”, ressaltou Tiago Alves.

O palestrante falou ainda sobre as várias transformações vividas pelos trabalhadores em razão de mudanças no ambiente laboral, citando que, em um passado não muito distante, uma mesa de escritório tinha vários aparelhos que, hoje, muitas vezes, sequer são mais utilizados, como telefone fixo e aparelho de fax, entre outros. “Esses equipamentos foram sendo substituído e hoje podemos reunir todos em um simples smartphone”, exemplificou.

Tiago Alves também citou hábitos que foram extintos em pouco tempo, como a locação de fitas de videocassete ou DVD's para assistir filmes. “Agora, temos acesso muito maior por meio dos serviços de streaming, nos quais podemos alugar o mesmo filme com um simples controle remoto”, acrescentou o palestrante.

Para ele, o trabalho colaborativo, alinhado às novas tecnologias, vai trazer maior agilidade para as empresas e provocar mudanças nos valores corporativos. “Em uma corrida de automóveis na década de 1950, cada mecânico tinha uma função no momento de um pitstop (parada no box das equipes, durante a competição), que durava vários minutos. Nas corridas atuais, treinamento, organização e espírito colaborativo fazem que um pitstop dure poucos segundos”, exemplificou Tiago Alves.

Além disso, segundo Tiago Alves, a pandemia da covid-19 trouxe outras mudanças que proporcionaram redução de custos, agilidade, maior produtividade e qualidade de vida, por meio de tecnologias que ampliam as possibilidades de colaboração. “A economia compartilhada será o pilar de reconstrução de tudo que foi drasticamente impactado durante a pandemia”, afirmou o palestrante.

A Regus & Spaces, onde Tiago Alves atua, é uma empresa de coworking com atuação em todo o mundo, voltada a oferecer o trabalho e escritórios prontos em Business Centers. Ele é o responsável pela expansão do grupo no país, principalmente, na cidade de São Paulo. Tiago Alves é formado em engenharia de produção, com especialização em negócios.

Também estiveram presentes no evento, o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, desembargador Renato Dresch; os desembargadores André Leite Praça e Sandra Fonseca, presidente da 6a Câmara Cível, além da gerente da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório e do Centro de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos (Ceproj), do TJMG, Priscila Souza.

A palestra pode ser vista por meio do Canal da Ejef/TJMG na plataforma do YouTube.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial