Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Tribunal homenageia magistrados aposentados

Solenidade marcou celebração de legado de membros do Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:

Reuniram-se hoje, 13 de agosto, no Auditório do Tribunal Pleno, os desembargadores e os juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que se aposentaram no período de 15 de junho de 2017 a 14 de junho de 2018, seus familiares e amigos, magistrados do TJMG e servidores. Os 19 magistrados que deixam de compor os quadros da ativa receberam a tradicional homenagem que a Corte estadual concede aos seus integrantes por sua contribuição ao Poder Judiciário. A cerimônia também incluiu homenagem póstuma ao ex-presidente da Casa, desembargador Herbert Carneiro, falecido em abril deste ano.

noticia-3--homenagem-des-aposentados-.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, enfatizou a relevante contribuição dos magistrados ao cidadão e ao Judiciário

 

A sessão especial do Tribunal Pleno foi conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais. O presidente destacou, ao abrir o evento, o caráter festivo e celebrável da data, que reconhece publicamente a importância do trabalho e do esforço de pessoas que dedicaram grande parte de suas vidas ao atendimento das necessidades da população, por meio da Justiça, e, assim, “construíram uma magistratura e um Judiciário pujantes e respeitados”.

 

“Esta é certamente uma das mais agradáveis missões da Presidência, por nos dar a oportunidade de um encontro amigo com antigos companheiros de trabalho que se tornaram referências para nós. Alegro-me de vê-los felizes e com vitalidade para tocar a atividade profissional posterior a essa etapa que se conclui, seja na área jurídica, seja em outros campos da atividade humana. Espero que todos cumpram aquele ditado segundo o qual o problema da aposentadoria é que você nunca tem um dia de folga", declarou, desejando êxito a todos os magistrados.

 

O presidente também salientou seu empenho de preservar as conquistas históricas da classe, sem perdas de direito e de modo a proporcionar a todos condições dignas de sobrevivência.  

 

Agraciados

noticia-1--homenagem-des-aposentados-.jpg
O desembargador Armando Freire saudou os agraciados e recordou o legado do presidente Herbert Carneiro

A saudação oficial aos magistrados que encerraram suas carreiras no TJMG foi feita pelo desembargador Armando Freire. De acordo com o orador, a cerimônia é um tributo a julgadores “dedicados, competentes, lúcidos, independentes e dinâmicos”, que reafirmam a honorabilidade da Justiça mineira. “Cada um a seu modo, com as peculiaridades pessoais, com a marca de sua personalidade”, frisou, “todos identificados com o compromisso de servir, sem medir esforços, no sacerdócio incansável de distribuir justiça”.

 

O magistrado disse que esses colegas buscaram apaziguar as contendas, minimizar o sofrimento, conciliar e promover a paz social. “Dificuldades vencidas, amizades construídas, trabalho solidificado, noites de insônia, tardes e crepúsculo de intensa paz, alvorecer de esperança, fé indisponível na consagração de um ritual que se sucedeu ao longo de tantos anos e se imortalizou no que foi feito, sobretudo, com amor e comprometimento”, resumiu.

 

Foram condecorados os juízes Willys Vilas Boas, Márcio Vani Bemfica, Wagner Alcântara Pereira, Geraldo Carlos Campos, Agnaldo Rodrigues Pereira, Antônio Carneiro da Silva, Ramon Moreira, Arsênio Pinto Neto, Guilherme Queiroz Lacerda, Rogério Mendes Tôrres. Já a juíza Marli Maria Braga Andrade, impossibilitada de ir ao evento, foi representada pela filha, Dafne Braga Linhares Andrade.

 

Também foram distinguidos com a medalha, mas não puderam comparecer e receberão a homenagem oportunamente, os juízes Angelique Ribeiro de Souza, Bernadete Portugal Simão, Oilson Nunes dos Santos Hoffmann Schmitt, Relbert Chinaidre Verly, Cícero Francisco de Paula, Danilo Campos, Nereu Ramos Figueiredo e Omar Gilson de Moura Luz.

 

Gratidão e orgulho

noticia-homenagem-des.-aposentados.jpg
O juiz Márcio Bemfica falou em nome dos colegas homenageados

 

O discurso de agradecimento coube ao juiz Márcio Vani Bemfica, que representou os demais homenageados. Para ele, a aposentadoria é o distanciamento de uma vida de dedicação e de  resolução de conflitos.

 

“O ato de aposentar assusta aqueles que pretendem outros caminhos. Não deixaremos de cumprir as diretrizes que aprendemos aqui, nesta Casa da Justiça. Cabe a nós, magistrados, fortalecer os valores dos grupos humanos. Para chegar aonde chegamos muito fizemos e muito deixamos para trás por conta da vida que escolhemos”, disse.

 

Vida essa, ainda segundo o magistrado, pautada na justiça, fidelidade, coragem e amor.

 

Homenagem In Memoriam

 

A viúva do desembargador Herbert Carneiro, Denise Pires Silva Carneiro, recebeu homenagem conferida em memória do magistrado. Também presenciaram o ato os filhos Naiara e Thiago.

 

Herbert Carneiro esteve à frente do TJMG de 1º de julho de 2016 a 6 de abril de 2018, tendo completado 26 anos de magistratura, que se somaram a três anos como servidor do Poder Judiciário. O ex-presidente morreu durante o mandato, tendo sido substituído pelo então 1º vice-presidente, desembargador Geraldo Augusto.

 

O magistrado foi citado tanto no pronunciamento do presidente como no discurso do desembargador Armando Freire, que recordou sua trajetória, reconhecendo tratar-se de “um dos nomes mais representativos na história recente da magistratura mineira”.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial