Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG vive clima de encantamento com a presença do Papai Noel

Presentes de campanha natalina foram entregues simbolicamente durante solenidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia10-papai-noel-do-TJ-04-12-18.jpg
Foi a primeira vez que Marcele Cristina, de 6 anos, viu o Papai Noel tão de perto; ela escreveu para o Bom Velhinho pedindo uma boneca

Elas chegam um pouco intimidadas pelo ambiente por demais adulto em que acabam de entrar: são cerca de 40 crianças, com idades entre 4 e 6 anos. Surgem comportadas, tentando conter a algazarra típica de meninos e meninas dessa idade. As carinhas não mentem: os olhos brilham e as exclamações escapam, aqui e ali, quando vislumbram a grande árvore de Natal, aos pés da qual repousam diversos embrulhos coloridos, que guardam verdadeiros tesouros: bonecas, carrinhos, super-heróis, caixas de lápis de cor, papéis de carta...

O grupo de crianças que levou alegria, leveza e inocência ao espaço ao saguão do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na manhã desta terça-feira, 4 de dezembro, estava ali para uma ocasião mais que especial: receber o Papai Noel, em pessoa. O locutor pede que elas chamem o Bom Velhinho e elas começam a gritar, chamando-o, em uníssono. Eis que um sininho toca e a presença mágica do Bom Velhinho se impõe, suspende a respiração de algumas crianças e provoca lembranças nostálgicas em alguns adultos. O clima de encantamento está completo.

Foi assim que, nesta manhã, foi feita a entrega simbólica dos presentes doados por magistrados, servidores e demais colaboradores do Judiciário mineiro, na capital, para a campanha Papai Noel do TJMG. A iniciativa do Tribunal mineiro contempla as duas campanhas natalinas realizadas anualmente pela Casa: o Natal Especial nas Associações de Proteção aos Condenados (Apacs) e o Papai Noel dos Correios, por meio da qual são também apadrinhadas cartas de crianças da creche Nutris e do TJ Criança Abriga, instituições fundadas e mantidas por magistrados e servidores.

noticia-03---natal-no-tj-04-12-18.jpg
Para marcar os dez anos da parceria entre Correios e TJMG, o superintendente Juarez Coelho entregou à desembargadora Mariângela Meyer o selo comemorativo da campanha

A Campanha Papai Noel dos Correios é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, da qual o TJMG participa desde 2008, que se tornou um dos projetos natalinos de maior repercussão social no Brasil. Nos dez anos de parceria do TJMG com os correios, foram atendidos mais de 20 mil pedidos para o Papai Noel. Neste ano, apenas em Belo Horizonte, foram apadrinhadas, por meio da iniciativa,  1.138 cartinhas. Diversas outras comarcas mineiras também aderiram ao movimento de atender pedidos de crianças neste Natal, adotando pedidos de crianças.

Uma das cartinhas apadrinhadas no TJMG foi a de Ana Cecília de Araújo, de 6 anos, que veio da creche Nutris para a solenidade. “Escrevi uma cartinha pro Papai Noel pedindo uma boneca, a Baby Alive. É uma boneca cara! Parece um neném de verdade”, contou a menina. O brinquedo parece estar popular entre as crianças. A colega dela, Marcele Cristina, da mesma idade, também escreveu pedindo a mesma boneca. “Ela chupa o dedo e chora”, revela, entusiasmada. Quando viu o Papai Noel, ela deu um grande sorriso. Disse que ficou alegre porque foi a primeira vez que o viu ao vivo. “Ele é bonito e bonzinho”, afirmou.

noticia-01---natal-no-tj-04-12-18.jpg
Ana Cecília de Araújo e Isac Wagner, da creche Nutris, estão na expectativa de receber o presente que pediram na cartinha endereçada ao Papai Noel

Junto às outras crianças do Nutris, as meninas brindaram o público presente à solenidade com duas canções. Em meio ao coro, a voz de Isac Wagner que, do alto dos seus 6 anos, também está muito confiante de receber de Natal o que pediu na cartinha. “Uma arminha Nerf pra brincar com meu irmão”, conta. Ele acredita que a falta de chaminé na casa dele não será empecilho para o Papai Noel. “Ele vai entrar pela porta mesmo”, afirma.

Gesto de generosidade

“Às vésperas do Natal, o presidente Nelson Missias de Morais me deu um verdadeiro presente de Papai Noel, ao me oferecer a oportunidade de substituí-lo nesta solenidade repleta de generosidade e do espírito cristão, que já domina nossos corações, ao nos aproximarmos do 25 de dezembro, a data maior da Cristandade”, afirmou a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer, que representou no evento o presidente Nelson Missias de Morais. O desembargador encontra-se em Foz do Iguaçu, onde participa do 12º Encontro Nacional do Judiciário.

Para a magistrada, a generosidade dos servidores e dos magistrados mineiros estava “bem exteriorizada nas 1.138 cartas de crianças carentes que foram apadrinhadas somente aqui na comarca de Belo Horizonte”. A desembargadora ressaltou que a maioria delas tem origem no Natal dos Correios, instituição à qual agradeceu pela oportunidade que tem oferecido ao Judiciário “de fazer esse gesto de generosidade com as filhas e filhos de famílias menos favorecidas pela sorte, oferecendo a eles um pouco de alegria, ao atender aos seus pedidos.”

noticia-07---natal-no-tj-04-12-18.jpg
Meninos e meninas da creche Nutris esperaram ansiosos a chegada do Papai Noel; eles brindaram o público com duas canções

A desembargadora lembrou ainda que outra parcela das cartas veio de crianças assistidas pela creche Nutris, criada por iniciativa de magistrados, com apoio da Associação Mineira de Magistrados (Amagis), e uma terceira parcela veio pelo programa TJ Criança Abriga, projeto idealizado e abraçado pelos servidores. Contou ainda que outras 44 comarcas do interior empreenderam ações semelhantes, beneficiando crianças de suas cidades, além de iniciativas que foram adotadas em muitas Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) do interior, para garantir presentes aos filhos dos recuperandos.

“A soma dessas atitudes de generosidade e doação de nossos magistrados e servidores, como a que estamos registrando aqui, nos faz acreditar ainda mais que o Tribunal de Minas tem um potencial enorme para levar à frente sua missão de ajudar a construir a Paz Social, tanto na esfera judicial quanto no âmbito de nossa comunidade”, disse, acrescentando: “Não sei se devo – ou se posso – agradecer em nome dos meninos e meninas que irão receber os presentes, mas sei que posso agradecer a Deus e à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, de quem sou devota, por ter colocado a serviço do Tribunal uma gente tão generosa e tão dedicada e por ter me dado a chance de presidir esta simbólica reunião.”

Projeto social

Durante a solenidade, o superintendente estadual dos Correios em Minas, Juarez Pinheiro Coelho Júnior, falou de seu contentamento em participar desse momento que, para ele, “representa a abertura do Natal e envolve um tema tão importante para o Brasil, que é a solidariedade”. O superintendente contou que a campanha surgiu há 29 anos, por iniciativa dos próprios funcionários da instituição, em Minas, que recebiam cartinhas dirigidas "ao Polo Norte”, “ao Papai Noel”, e não sabiam o que fazer com os pedidos. “Começaram assim a adotar as cartas, e a iniciativa cresceu, ganhando as proporções que possui hoje, tornando-se o maior projeto social dos Correios no País”, ressaltou.

De acordo com Juarez Coelho, com o crescimento da iniciativa, a empresa decidiu criar o padrinho corporativo. “Já são mais de 50 deles em Minas, sendo o TJMG o maior deles”, afirmou, agradecendo aos servidores e magistrados do Judiciário mineiro pela adesão à campanha e revelando que, neste ano, em apenas uma semana, todas as cartas enviadas para o Tribunal mineiro foram apadrinhadas. Para marcar os dez anos da parceria entre Correios e TJMG, o superintendente entregou à desembargadora Mariângela Meyer o selo comemorativo da campanha.

Além da presença do Papai Noel e das crianças, a solenidade de entrega dos presentes foi abrilhantada também pela participação da cantora Fernanda Valadares e da tecladista Sulamita Duarte. Contou ainda com a participação do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, do presidente da creche Nutris, Ronaldo Ribeiro, e de magistrados, servidores e demais colaboradores do TJMG.

Veja mais fotos do evento no flickr.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial