Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG se veste de azul em prol da saúde dos homens

Ação integrou Novembro Azul, que conscientiza sobre câncer de próstata e diabetes


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-novembro-azul.jpg
Muitos servidores e terceirizados usaram pelo menos uma peça azul em seu vestuário para chamar a atenção para a campanha

Em apoio à campanha Novembro Azul, o Judiciário mineiro se vestiu da cor que marca o movimento nesta sexta-feira (22/11). A iniciativa busca conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças com grande incidência entre os homens. Veja mais fotos aqui.

Servidores, magistrados, assessores e terceirizados usaram pelo menos uma peça azul em seu vestuário para chamar a atenção para a campanha, que acontece em todo o País. Durante o mês de novembro, a população masculina é incentivada a adotar hábitos de vida saudáveis e a fazer exames de saúde periódicos para prevenir essas doenças.

Cláudio Márcio Carvalho Ferreira, assessor do desembargador José Flávio de Almeida, foi um dos que literalmente vestiram a camisa do movimento. “Acho muito importante essa campanha para conscientizar os homens sobre o tema, assim como o Outubro Rosa conscientiza as mulheres em relação ao câncer de mama”, observa.

Com 55 anos, 36 deles como servidor público, Cláudio Márcio reconhece que chegou a uma idade que exige dele um olhar mais atento para a própria saúde. Todos os anos, ele passa por um exame médico completo, hábito considerado pelos médicos como fundamental para o diagnóstico precoce de diversas doenças.

Assessor do juiz convocado Roberto Apolinário de Castro, Matheus Augusto Corrêa também fez questão de usar o azul nesta sexta-feira. “Além de conscientizar as pessoas para a prevenção, penso que se trata de uma oportunidade para mudar a visão preconceituosa que existe em relação ao exame preventivo”, avalia.

Fotos tiradas pelo público interno, com o azul predominando, estão sendo compartilhadas nas redes sociais do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com as hashtags #VemDeAzulTJMG e #NovembroAzulTJMG.

noticia-novembro-azul2.jpg
Quem aderiu ao movimento ressalta a importância de conscientizar os homens sobre o câncer de próstata e o diabetes, também alvo da campanha

Mobilização

Em adesão à campanha, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, ao longo deste mês, ações pontuais junto ao público interno e externo da instituição. Luzes azuis estão iluminando a sede do TJMG no alto da Avenida Afonso Pena e o Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede histórica da instituição.

Além disso, nos dias 6 e 7 de novembro, uma equipe da Gerência de Saúde (Gersat) ficou disponível, em um estande no primeiro andar do Edifício Sede e também no Edifício Liberdade, prestando orientações sobre cuidados e prevenção ao câncer de próstata e ao diabetes.

Câncer de próstata

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

Como a idade é um dos fatores de risco mais importantes, a recomendação é que os homens se consultem com um urologista após 45 anos de idade, ou a partir dos 40 anos, caso algum familiar tenha sido diagnosticado com a doença.

Para levar informações ao público masculino sobre essa e outras doenças com prevalência entre os homens, a Gersat criou a cartilha Saúde do Homem. Confira a cartilha aqui.

No material, figuram como fatores de risco para o câncer de próstata a história familiar, o tabagismo, o alcoolismo e a obesidade. Em suas fases iniciais, ele se apresenta silencioso. Por isso a importância de avaliações periódicas de saúde, em especial para os homens com mais de 50 anos.

Com o tempo, podem surgir sintomas como dificuldade miccional, frequência urinária aumentada, diminuição do jato urinário, gotejamento após a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência, incontinência, sangramento pela uretra, dor lombar ou óssea, infecções generalizadas ou insuficiência renal (em casos mais graves).

noticia-novembro-azul1.jpg
O Vem de Azul foi uma das ações pontuais do TJMG durante a campanha; ao longo deste mês, outras iniciativas foram tomadas

Diabetes

Já o diabetes, moléstia crônica caracterizada pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas ou ineficiência de sua ação no organismo, acomete 400 milhões de pessoas no mundo. Ele causa mais de 5 milhões de mortes anuais — em parte porque aproximadamente metade das pessoas não sabe que tem a doença.

De acordo com dados da Gersat, a Associação Americana de Diabetes recomenda que adultos que estejam acima do peso ou obesos e que tenham um ou mais fatores de risco realizem exame para detecção da doença. Aqueles que não apresentam fatores de risco devem começar a fazer os exames aos 45 anos.

Ente os fatores de risco para o diabetes do tipo 1, embora não haja pesquisas conclusivas sobre isso, está a questão genética. Entre os riscos para o tipo 2, figuram idade superior a 45 anos, sedentarismo, pressão alta, sobrepeso, colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue, apneia do sono, entre outros.

Ainda de acordo com informações da Gersat, o diabetes começa antes de a glicemia se elevar, quando as pessoas se descuidam e começam a engordar, não fazem atividade física e não se alimentam adequadamente.

Entre os principais sintomas da doença, estão o cansaço fácil, muita sede, emagrecimento, aumento de apetite e urina aumentada. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais específicos que avaliam a dosagem de glicose no sangue.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial