Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG renova parque de computadores

Iniciativa trouxe qualidade para serviços executados; negociação gerou economia para a instituição


- Atualizado em Número de Visualizações:

A necessidade de modernização impõe-se a todo instante para as instituições públicas e privadas. A qualidade na prestação de serviços é palavra de ordem. Sendo assim, acompanhar as inovações tecnológicas é imprescindível ao Judiciário, de forma a conferir, cada vez mais, agilidade, segurança e eficiência aos serviços prestados à população.

 

Atento a essa realidade, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) investiu na ampliação e atualização tecnológica do seu parque de computadores. Dois contratos foram celebrados para a aquisição de 5 mil máquinas, sendo o primeiro referente a 3 mil computadores, já fornecidos pela empresa Positivo, e o segundo referente a 2 mil computadores, a serem entregues até o fim de março.

 

De acordo com o superintendente de Informática do TJMG, desembargador Wilson Benevides, a atualização do parque de computadores é vital para o TJMG manter em funcionamento os sistemas existentes e atender àqueles que exijam módulos com maior automação de funções. A substituição das máquinas foi precedida de um estudo cauteloso e detalhado, de forma a conciliar economia e qualidade. “Além de ser a licitação mais barata do País, foi possível ainda negociar descontos”, destacou.

 

noticia-des-wilson-benevides.jpg
O superintendente de Informática do TJMG, desembargador Wilson Benevides

 

As máquinas

 

As novas máquinas irão substituir equipamentos obsoletos nas diversas comarcas mineiras. Algumas foram adquiridas para atender a postos de trabalho com nova infraestrutura predial e a iniciativas como o Processo Judicial eletrônico (PJe) e o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU).

 

A atualização justifica-se em função do término da garantia, da indisponibilidade de reposição de peças no mercado, da desatualização do sistema operacional (computadores com sistema operacional Windows XP) e da configuração inadequada para o desempenho das atividades.

 

Segundo informou o gerente de Suporte à Operação de Equipamentos (Geope), vinculada à Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Fabiano de Melo Mendes, a execução do cronograma de implantação iniciou-se em setembro de 2017, após licitação de uma ata de registro de preços do TJMG com quantitativo de 5 mil computadores, realizada em maio de 2017.

 

Renovação continuada

 

Fabiano Mendes explicou que os dois contratos foram celebrados após o Grupo de Trabalho de Renegociação dos Contratos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) renegociar a ata com a empresa Positivo, visando a redução de custos. Isso gerou economia de mais de R$ 70 mil para a instituição.

 

Essa aquisição, completou Fabiano Mendes, atende à política de renovação continuada do TJMG de cerca de 20% ao ano, sendo que esse projeto prevê o acréscimo de 933 computadores para atender a novos espaços de trabalho e a aquisição de 4.067 máquinas para substituir aquelas incompatíveis com as novas funcionalidades exigidas (atualizações).

 

A atualização tecnológica observa os critérios estabelecidos na Portaria 2.737/2012 referentes à obsolescência do parque. Já os critérios para a ampliação do parque foram estabelecidos pela Portaria Conjunta 396/2015 de postos de trabalho. As máquinas substituídas serão leiloadas, gradativamente. Os editais de leilão já estão em andamento.

 

Implantação

 

Entre as comarcas que já foram beneficiadas com a substituição de equipamentos estão Águas Formosas, Açucena, Aimorés, Boa Esperança e Cambuí. Em várias outras, como é o caso de Congonhas, Itabira e Itambacuri, a implantação já está em curso. Há também aquelas em que a implantação deverá ser iniciada.

 

Em Belo Horizonte, tanto na Justiça de Segunda Instância quanto na de Primeira, há substituições nas três fases: finalizada, em andamento e a iniciar. Um exemplo é o Juizado Especial da Unidade Francisco Sales: a primeira fase já foi concluída, com 153 substituições de equipamentos.

 

Atualmente, o TJMG conta com 25.225 computadores instalados em todo o estado.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial