Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe presidentes de subseções da OAB/MG

Reunião foi realizada nesta quarta-feira (22/3)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Encontro-OAB.jpg
TJMG e OAB/MG promoveram um encontro pautado no respeito e diálogo, visando uma melhor prestação jurisdicional (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, se reuniu nesta quarta-feira (22/3) com presidentes de 24 subseções da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG) para ouvir propostas e fortalecer o diálogo com a entidade. É a primeira vez que o TJMG e a OAB/MG promovem um encontro neste formato.

Segundo o presidente José Arthur Filho, a escuta e a interlocução são marcas da atual gestão do Tribunal. "Esta é uma reunião inovadora. Resolvemos ouvir a todos democraticamente, inaugurando um processo de diálogo diferenciado. Estas trocas interinstitucionais são de fundamental importância. Temos feito isso com o Ministério Público, com os poderes Executivo e Legislativo, e também com a OAB", disse.

O presidente da OAB/MG, Sérgio Rodrigues Leonardo, elogiou a postura do TJMG e fez um balanço positivo da reunião. “Registro com muita satisfação que a presidência do Tribunal e sua assessoria estavam munidas de todas as informações que nós precisávamos. Esclarecimentos importantes foram colocados, caminhos para soluções dos problemas foram apresentados e aqueles casos sem solução foram tratados com transparência. Nós tivemos o Tribunal se expondo para todos nós numa atitude de relacionamento institucional muito respeitosa. Todos poderão retornar para as respectivas comarcas com informações precisas”, frisou.

Também participaram do encontro o superintendente de Obras do TJMG, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; o juiz auxiliar da Presidência, Eduardo Gomes dos Reis; o secretário de Governança em Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Vale; o presidente do Comitê de Relacionamento Institucional da OAB/MG, Eliseu Marques de Oliveira; e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da OAB/MG, Gustavo Chalfun.

Not-Encontro-OAB-Lapidar.jpg
O TJMG apresentou aos advogados presentes como funciona a Central Lapidar (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)

Gestão estratégica

Antes da conversa com os advogados, o gerente do Centro de Informações para Gestão Institucional (Ceinfo) do TJMG, Luís Cláudio de Souza Alberto, exibiu um vídeo de apresentação da Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação do TJMG.

Inaugurada em 2021, a Central Lapidar é uma área de coleta e tratamento de dados e informações de maneira estratégica, permitindo o diagnóstico preciso e a tomada ágil e eficiente de decisões. O presidente do TJMG esclareceu aos advogados presentes que toda definição estratégica, como instalação de varas, é baseada em dados objetivos que norteiam as medidas do Tribunal.

O presidente José Arthur Filho também citou os avanços do Programa Justiça Eficiente 5.0 (Projef 5.0), um dos pilares do TJMG na atual administração. O Projef 5.0 envolve diversos setores do TJMG e visa ao aperfeiçoamento contínuo da Gestão e da Governança Judiciária, seguindo os princípios e diretrizes da missão, visão e valores do Planejamento Estratégico do Tribunal. Segundo o desembargador, mais de 90% das iniciativas no âmbito do programa já foram concretizadas. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial