Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe Programa de Voluntários das Nações Unidas

Encontro serviu para ratificar memorando de entendimentos firmado em maio de 2015


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a visita hoje, 8 de março, de representantes do Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV). O encontro com membros do Judiciário e com integrantes da Rede de Voluntários, que reúne diversas entidades e órgãos no estado, teve o objetivo de aprofundar a troca de informações e experiências, de forma a fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado em Minas Gerais. As reuniões também serviram para ratificar um memorando de entendimentos firmado entre o UNV, o TJMG e outros parceiros em maio de 2015.

 

À tarde, o presidente em exercício do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, recebeu o coordenador executivo do UNV, Olivier Adam, a gerente regional do UNV para a América Latina, Hilda Paparoni, e as integrantes do UNV Brasil Renata Cunha Farias e Monica Villarindo. Participaram do encontro o coordenador do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargador Manoel dos Reis Morais, a desembargadora Ângela de Lourdes Rodrigues, o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Maurício Torres Soares, e o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Sérgio Caldas Fernandes.

 

reuniao-onu-02.jpg
À tarde, equipe do UNV foi recebida pelo presidente em exercício, desembargador Geraldo Augusto, e por magistrados do TJMG

 

Fortalecimento

 

“O Tribunal de Justiça de Minas Gerais está de portas abertas, apoiando inteiramente essa iniciativa voltada para o trabalho voluntário”, afirmou o presidente em exercício, desembargador Geraldo Augusto. O desembargador Manoel dos Reis Morais explicou que o memorando de entendimentos está vencendo. Assim, além de ser uma oportunidade para a discussão do que vem sendo feito, a visita serviu para ratificar o memorando e firmar outros compromissos entre os signatários do documento.

 

“O UNV pretende aprofundar a relação com o TJMG e fortalecer o trabalho da Rede de Voluntários. A vinda da equipe foi importante, porque as Nações Unidas têm uma expertise e podem nos ajudar nos projetos desenvolvidos em Minas. Por outro lado, o Tribunal já desenvolve diversas ações práticas. Esse conhecimento que temos pode ser levado pelo UNV a outros locais”, explicou o desembargador Manoel dos Reis Morais. O magistrado lembrou que a parceira com o UNV também vai contribuir para a capacitação e o treinamento dos voluntários do TJMG, bem como para a troca de experiências.

 

Levantamento

 

De manhã, a equipe do UNV foi recebida pelo corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça. Também foi realizada uma reunião de trabalho com a presença do desembargador Manoel dos Reis Morais, o juiz Sérgio Caldas Fernandes, o promotor de justiça Walter Freitas, os representantes do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) Júlio Coutinho e Rodrigo Fernandes, a representante do governo do Estado, Adriana Cardoso, o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MG), Paulo Guimarães, e o representante da Defesa Civil, tenente-coronel Rodrigo de Faria.

 

reuniao-onu-01.jpg
Durante a manhã, reunião de trabalho teve a presença de representantes de diversas instituições parceiras do TJMG

Atualmente, o TJMG está fazendo um levantamento de todas as iniciativas de trabalho voluntário, institucionalizadas ou não, que vêm sendo realizadas no estado por magistrados e servidores. O Judiciário mineiro também tem discutido a elaboração dos atos normativos que vão nortear o trabalho voluntário no âmbito do TJMG. Em nível estadual, a Rede de Voluntários está discutindo seu Regimento Interno.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial