Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG recebe embaixador de Israel

Como parte da programação do encontro, o grupo visitou a exposição A Sagrada Escritura em Telas


- Atualizado em Número de Visualizações:

Com o objetivo de estreitar as relações entre Brasil e Israel, bem como trocar conhecimento sobre o Judiciário dos dois países, a fim de conhecer projetos que possam ser de interesse comum, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebeu a visita do embaixador de Israel, Yossi Shelley, na tarde desta terça-feira, 20 de fevereiro, em sua sede. Veja mais fotos no Flickr.

noticia3Visita-do-embaixador-de-israel.jpg
Grupo debateu possibilidades de cooperação e desenvolvimento mútuo entre Brasil e Israel

O embaixador foi recebido pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, que representou o presidente, desembargador Herbert Carneiro; pela desembargadora Márcia Milanez, coordenadora-geral do Programa Novos Rumos (PNR); pelo desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier; pelo juiz da Vara de Execuções Criminais (VEC) da Comarca de Contagem e coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização (GMF) do PNR, Wagner de Oliveira Cavalieri.

noticia2-Visita-do-embaixador-de-israel.jpg
Reunião congregou vários representantes do poder público e de entidades

Também compareceram o secretário de estado de Segurança Pública e de Administração Prisional, Sérgio Barboza Menezes; o procurador de justiça Rômulo de Carvalho Ferraz; o defensor público Rômulo Luiz Veloso; o advogado Fábio Piló, representante da Ordem dos Advogado do Brasil/Seção Minas Gerais; o deputado estadual João Leite, representando o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes; o chefe adjunto da Polícia Civil de Minas Gerais, delegado Gustavo Adélio Lara Ferreira; representantes do Ministério Público, da Prefeitura de Contagem e da comunidade religiosa; servidores da Comarca de Contagem e o presidente da Câmara Brasil - Israel de Comércio e Indústria, Marcos Brafman, entre outros convidados.

 

Cooperação e aprendizado

 

Segundo o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, a visita, embora inicial, é uma porta que se abre para intercâmbios, estudos e auxílios na parte científica e material. “O encontro de hoje foi muito importante para que o Estado de Minas Gerais, com representantes das demais forças públicas, as Polícias Militar, Civil e Federal observem e avaliem se querem trabalhar em conjunto e conhecer as novas técnicas de Israel. É importante que elas possam ser estudadas e concretizadas, em benefício da população mineira”, assegurou.

noticia-Visita-do-embaixador-de-israel.jpg
O embaixador Yossi Shelley (esq.) conversa com o superintendente judiciário, desembargador Geraldo Augusto

Para o embaixador, a oportunidade da visita foi bastante produtiva, especialmente para conhecer autoridades e lideranças do Tribunal e debater a parceria para troca de tecnologias a fim de melhorar o conhecimento de ambos os lados sobre os presídios e suas populações carcerárias. Ele agradeceu ao juiz Wagner Cavalieri e a todos os que o receberam e ressaltou que a data era “o início de uma amizade institucional”.

 

O juiz Wagner Cavalieri contou que a vinda do embaixador foi uma oportunidade "ímpar e histórica". “Trata-se de uma chance de estreitarmos cada vez mais os laços com uma potência não só na área de segurança como também de tecnologia e educacão. Temos muito a aprender com Israel. Se aproveitarmos essa oportunidade, poderemos evoluir em muitos aspectos”, afirmou. Segundo ele, essa visita tem um significado muito forte e dela surgirão alguns grupos de trabalhos para buscar alternativas de problemas comuns enfrentados atualmente.

 

Exposição

 

Como parte da programação do encontro, o grupo visitou a exposição “A Sagrada Escritura em Telas”, composta por quadros pintados por sentenciados do Complexo Penitenciário Nelson Hungria. A exposição surgiu com o objetivo de expandir o projeto Repintar, que funciona dentro do presídio, em Contagem, por iniciativa da VEC de Contagem. As obras são baseadas no livro A História dos Hebreus, do escritor e historiador judeu Flávio Josefo, e na Bíblia Sagrada.

noticia1-Visita-do-embaixador-de-israel.jpg
O juiz Wagner Cavalieri (esq.) enfatizou a contribuição que o contato com Israel pode trazer a Minas

A exposição faz parte de um projeto de ressocialização de presos, que por meio da iniciativa aprendem um ofício e têm direito à remissão de pena. Ocupando o saguão da Sede Afonso Pena do TJMG (Avenida Afonso Pena, 4.001), a mostra pode ser visitada até a próxima sexta-feira, 23 de fevereiro.

 

Suprema Corte de Israel

 

Em 23 de janeiro último, o juiz Wagner Cavalieri visitou a Suprema Corte de Israel, a convite do embaixador Yossi Sheley, que recebeu a comitiva brasileira, integrada ainda pela servidora do TJMG Michelli de Campos Britto, pela servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) Fernanda Nöthen Becker e pelo empresário Alberto Guelman. Na ocasião, o grupo assistiu a julgamentos, visitou as dependências da Corte e recebeu explicações sobre o sistema judicial daquele país.

 

A Suprema Corte de Israel, localizada em Jerusalém, é o tribunal superior do sistema judiciário israelense. Sua jurisdição abrange todo o Estado de Israel.

 

Yossi Shelley, de 60 anos, é advogado e engenheiro civil de formação. Ele foi membro do Conselho da Corte Administrativa Israelense, vinculado ao Ministério da Justiça de Israel, e também ocupou vários cargos públicos, inclusive na administração municipal de Beer Sheva, sua cidade de origem. O diplomata, que possui a patente de tenente-coronel do Exército, foi nomeado em janeiro de 2017.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial