Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG realiza Missa de Graça e Louvor

Celebração teve como temas a humildade e o serviço


- Atualizado em Número de Visualizações:
Magistrado diante de painel
Presidente Gilson Lemes participou de celebração nesta quarta (Foto: Mirna de Moura/TJMG )

A edição de março da missa de graça e louvor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), realizada quarta-feira (3/3) no Edifício Sede, na capital, reuniu magistrados, servidores, funcionários e a comunidade para meditar sobre a palavra de Deus.

A celebração contou com a participação do presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, que proferiu a primeira leitura, retirada do livro do profeta Jeremias. As preces foram lidas pelo desembargador José Eustáquio Lucas Pereira.

O padre Gilson de Oliveira Filho afirmou que a reflexão da liturgia é o exercício da autoridade. Segundo ele, os discípulos desejam saber quem é o primeiro, qual a posição que terão no Reino, e Cristo explica pacientemente como o verdadeiro seguidor de sua lei deve se portar.

O sacerdote relembrou o exemplo de dois juízes famosos da Bíblia, Débora e Salomão, e frisou que, conscientes da importância e da gravidade da tarefa que iam desempenhar, eles pediram a sabedoria a Deus. Ao comentar o tempo da quaresma, enfatizou que é um momento para conversão e transformação.

“Jesus não evita a dificuldade e o sofrimento, não se esquiva nem foge. No Evangelho, vemos que ele sobe a Jerusalém sabendo quais serão as consequências. Nós não somos assim. Muitas vezes, ficamos tão ansiosos e afobados diante dos problemas que nos tornamos cegos para a solução”, disse.

Magistrado sentado na assembleia
Magistrados e servidores se reuniram para momento de oração (Foto: Mirna de Moura)

Segundo o padre Gilson de Oliveira, o modelo que Cristo propõe é radicalmente diferente: nele, o primeiro é aquele que se põe a serviço de todos. “Autoridade não vem de bater na mesa, mas da postura, da proximidade. Precisamos cultivar no coração das pessoas não o medo, mas o respeito. Este independe do lugar que ocupamos”, destacou.

De acordo com o padre, a atual pandemia e o desafio do enfrentamento da doença evidenciam o quanto todos são necessários para o bem comum. “Temos funções diferentes, mas o mesmo valor existencial. Num hospital, por exemplo, valorizamos os médicos. Mas e aqueles que lavam lençóis, fazem a comida, esterilizam os equipamentos, trabalham na recepção?”, questionou.

“Peçamos ajuda ao Senhor para que ele nos envie o Espírito Santo, com seus dons de sabedoria e discernimento. Assim poderemos nos posicionar como devemos e compreender que a dignidade de nós todos é idêntica”, afirmou.

As missas ocorrem desde outubro de 2020, nas primeiras quartas-feiras do mês, às 17h, no saguão da Sede do Judiciário estadual, em Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra). Também participa a cantora e instrumentista Saray Lacerda.

Veja mais fotos da missa.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial