Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove II Fórum Nacional dos Juizados do Torcedor

Debate virtual aborda papel da Justiça na segurança e na pacificação em grandes eventos


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Arte mostra torcedores, jogadores em campo e estádio
Evento será oportunidade para ouvir magistrados, além de atletas, jornalistas, árbitros, comentaristas e dirigentes (Arte: Copub/TJMG)

O II Fórum Nacional dos Juizados do Torcedor e dos Grandes Eventos (II Fonajut) será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro. O evento, que será transmitido online, vai promover a troca de ideias sobre desafios e experiências bem-sucedidas, de olho no retorno à normalidade com o avanço da vacinação contra a covid-19.

O tema deste ano é “A Justiça na Segurança e Pacificação de Torcidas e Grandes Eventos”. O evento virtual é uma realização do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, por meio do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais, da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) e do Fonajut.

A participação é aberta ao público interno e a interessados no tema, limitada a 1.500 vagas. Ainda é possível se inscrever pelo link. Os trabalhos das seis mesas-redondas serão na parte da manhã (das 9h às 12h), em 28 de setembro, e à noite, em 29 e 30/9 (das 18h às 21h).

O objetivo da ação educacional é que os participantes compartilhem conhecimento sobre a atuação do Juizado do Torcedor e Grandes Eventos em seus estados. Também será promovida a interação com outras instituições e com a sociedade civil, visando a desenvolver uma política eficiente de pacificação e a participação segura da população em shows, festas, exposições e competições esportivas.

As discussões envolverão a organização do Carnaval de Belo Horizonte, que atrai milhões anualmente à capital mineira, de partidas em estádios e de propostas como a Festa Nacional do Milho (Fenamilho) e a Expozebu, que reúnem centenas de milhares de participantes.

Entre os convidados, estão o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG), Raimundo Cândido Júnior; o desembargador Caetano Levi Lopes, vice-presidente e secretário-geral do Fonajut e presidente da Coordenadoria dos Juizados do Torcedor e de Grandes Eventos do Estado de Minas Gerais; a juíza Flávia Birchal de Moura, coordenadora dos Juizados Especiais da Comarca de Belo Horizonte.

Além de magistrados de todo o Brasil, devem estar presentes o ex-jogador Toninho Cerezo; os dirigentes do América Futebol Clube, do Clube Atlético Mineiro e do Cruzeiro Esporte Clube; árbitros, jornalistas especializados e comentaristas esportivos; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, e o da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Souza Rodrigues; o delegado-geral da Polícia Civil de Minas Gerais, Joaquim Francisco Neto e Silva; o presidente da Federação Mineira de Futebol, Adriano Aro.

Veja a programação completa.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial