Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove ações em prol da adoção tardia

Inscrições para caminhada e seminário já podem ser feitas


- Atualizado em Número de Visualizações:

Com o objetivo de promover a adoção de crianças a partir de três anos, grupos de irmãos e crianças portadoras de necessidades especiais, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), promove caminhada, seminário e campanha de comunicação na terceira semana do mês de maio, durante a Semana Nacional da Adoção.

noticia01-adocao-10.05.19.jpg
Criança adotada aos 12 anos entre seus pais

Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Brasil há seis vezes mais pessoas habilitadas à adoção do que crianças e adolescentes em condições de serem adotados e, mesmo assim, são aproximadamente 6 mil menores em abrigos esperando uma família.

Isso acontece porque muitos adotantes procuram crianças bem pequenas ou recém-nascidas, e boa parte dos menores disponíveis para adoção estão no grupo de adoções necessárias, ou seja, são maiores de três anos, têm necessidades especiais ou são grupos de irmãos, que a Justiça procura não separar.

Em 19 de maio, das 9h às 11h, será realizada uma caminhada, organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte  (GAA/BH) e  pelo Grupo de Apoio à Adoção de Santa Luiza (Gada), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Fundação CDL Pró Criança, Minas Tênis Clube, Polícia Militar de Minas Gerais e TJMG. A concentração será em frente ao Museu das Minas e Metal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Inscrições aqui.

Em 21 de maio, das 8h às 18h, será realizado o Seminário de Adoção Tardia, no Auditório do Anexo I do TJMG, na Rua Goiás, 229. O seminário é voltado para servidores, grupos de apoio à adoção, gestores de entidades de acolhimento, conselheiros tutelares e pretendentes à adoção de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Confira a programação. Inscrições aqui.

Durante o seminário será lançada a campanha Apadrinhar do TJMG, com o objetivo de criar laços de afeto entre a sociedade e as crianças e os adolescentes que vivem em casas de acolhimento institucional ou familiar e estão na expectativa de reinserção familiar ou de adoção.

Confira aqui o relato de um pai que adotou três crianças e o de uma mãe que adotou uma menina de 9 anos. Leia também a cartinha de uma menina de 10 anos que hoje está com 22.

O material da campanha, patrocinado pelo Clube de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em parceria com a empresa de publicidade Vitória CI, será divulgado no portal do TJMG, na televisão, no rádio e em jornais.

A campanha de comunicação também poderá ser veiculada pelos juízes de todo o estado para promover a adoção tardia em suas comarcas.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial