Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG prestigia posse do novo reitor da PUC Minas

O padre Luís Henrique Eloy e Silva assume instituição para o triênio 2022/2025


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-posse-novo-reitor-puc-minas-MESA-DE-HONRA--04.10.22.jpg
O padre Luís Henrique Eloy e Silva, novo reitor da PUC Minas, foi empossado pelo arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Os desembargadores Raimundo Messias Júnior, Fernando Caldeira Brant e José Tarcízio de Almeida Melo participaram nesta terça-feira (4/10) da transmissão de cargo e da posse do padre Luís Henrique Eloy e Silva, novo reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), ocorrida no Teatro João Paulo II, no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

A cerimônia foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e reuniu autoridades, a comunidade acadêmica, amigos e familiares do novo gestor da instituição. O padre Luís Henrique Eloy e Silva assume função que foi exercida, nos últimos 15 anos, pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Dom Joaquim Giovani Mol.

not-posse-novo-reitor-puc-minas-RAIMUNDO-MESSIAS-E-ESPOSA-04.10.22.jpg
O desembargador Raimundo Messias Júnior, que representou o presidente José Arthur Filho, enfatizou as qualidades intelectuais do novo reitor ( Crédito : Mirna de Moura/TJMG )

O desembargador Raimundo Messias Júnior, que representou, no evento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, enfatizou as qualidades do novo reitor.

“Para nós, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é uma honra participar deste momento histórico da posse do padre Luís Henrique Eloy e Silva. Sua trajetória o credencia para assumir esta missão árdua, mas ao mesmo tempo muito gratificante. O Tribunal de Justiça se irmana à PUC Minas, na alegria desta nova fase, porque temos sido parceiros ao longo de tantos anos de história”, afirmou.

O desembargador Fernando Caldeira Brant, 1º vice-presidente do TJMG na gestão 2014/2016, destacou que sua presença na posse se deve a uma relação de amizade, respeito e admiração para com o padre Luís Henrique Eloy e Silva. “Ele assume um grande desafio e vive um momento importante, que inaugura um novo ciclo na PUC Minas", disse.

Para o desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, 1º vice-presidente do TJMG na gestão 2012/2014 e professor da PUC Minas há mais de 40 anos, a ocasião é festiva. “Mantenho esta convivência com a instituição desde sua fundação. Pedimos a Deus que abençoe o novo reitor e o futuro do Brasil”, afirmou.

not-posse-novo-reitor-puc-minas-REITOR-E-FERNANDO-BRANT-04.10.22.jpg
Segundo o desembargador Fernando Caldeira Brant, a relação com o novo reitor sempre foi marcada pelo respeito e pela admiração (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Trajetória

Luís Henrique Eloy e Silva é mestre e doutor em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e pós-doutor em Hermenêutica Bíblica pela Faculdade de Teologia da Universidade Ludwig-Maximilians de Munique, na Alemanha. Na CNBB, é perito da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé e coordenou o trabalho de tradução da Bíblia da CNBB, lançada em 2018. Desde outubro de 2014, é o representante brasileiro na Pontifícia Comissão Bíblica, órgão da Congregação para a Doutrina da Fé, no Vaticano, por nomeação do Papa Francisco.

not-posse-novo-reitor-puc-minas-REITOR-E-ALMEIDA-MELO-04.10.22.jpg
O desembargador Almeida Melo, também professor da PUC Minas, acompanha a trajetória da instituição desde a fundação (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial