Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG prestigia chegada da Capitania Fluvial

Cerimônia ativou representação da Marinha em Belo Horizonte


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia2-cerimonia-fluvia.jpg
A cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant representou o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, na cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais, no fim da tarde desta quarta-feira, 5 de dezembro. Houve a investidura do capitão do Mar e Guerra, Nicácio Satiro de Araújo, no cargo de capitão dos Portos.  

A cerimônia foi presidida pelo comandante de Operações Navais da Marinha, almirante de esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, com apoio do comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. Também esteve presente o comandante-geral da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

A Marinha, agora sediada na capital mineira, através da Capitania Fluvial, poderá fiscalizar e colocar o estado em contato direto com o Comando Naval brasileiro.  

As principais bacias do país nascem em Minas Gerais e são a Bacia do São Francisco, do Paraná e do Leste. A bacia do rio São Francisco tem como afluentes os rios das Velhas e Paracatu. A bacia do rio Paraná banha parte do oeste, o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, e é composta das sub-bacias dos rios Paranaíba e Grande. Já a bacia do Leste tem várias nascentes no estado, que originam bacias menores.

Minas Gerais têm represas que demandam fiscalização da Marinha do Brasil, com destaque para Três Marias, Furnas, Emborcação, e até a Várzea das Flores, nos territórios de Betim e Contagem.

noticia-cerimonia-fluvia.jpg
O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant (à esquerda) representou o presidente Nelson Missias de Morais na cerimônia de ativação da Capitania Fluvial de Minas Gerais

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial