Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de evento do CNJ sobre transformação digital

"Seminário Internacional Brasil-União Europeia - Intercâmbio de experiências em e-Justice" foi realizado em Brasília


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Delegação da União Europeia no Brasil promoveram, nesta terça-feira (28/6), o “Seminário Internacional Brasil-União Europeia – Intercâmbio de experiências em e-Justice”. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Delvan Barcellos Júnior participou do evento, conduzido pelo presidente do CNJ e ministro do STF, Luiz Fux.

not-delvan-cnj-valesta.jpg
Evento promovido pelo CNJ foi conduzido pelo ministro Luiz Fux (Crédito: Divulgação/TJMG)

"É fundamental integrarmos o debate sobre e-Justice e a crescente digitalização da Justiça, no Brasil e no mundo. No TJMG, estamos empregando novas tecnologias e a inteligência artificial no desenvolvimento de soluções voltadas para garantir uma prestação jurisdicional mais rápida, eficaz e acessível. Por isso, é tão importante essa troca de experiências com outros tribunais, inclusive da União Europeia", disse o juiz Delvan Barcelos Júnior.

O evento contou com a participação de especialistas brasileiros e europeus, que debateram a digitalização da Justiça por meio do intercâmbio de informações. O uso de ferramentas tecnológicas e inovadoras para a sustentabilidade, para a proteção ao meio ambiente e para a garantia dos direitos humanos e suas aplicações no sistema penitenciário foram alguns dos temas discutidos.

O Brasil apresentou o modelo do Judiciário brasileiro, por meio do Programa Justiça 4.0, que se destaca pelo uso da tecnologia, com várias ferramentas digitais que facilitam o acesso aos processos, o atendimento ao público e a gestão judiciária, o que também inclui a redução de custos. Por parte da Europa, uma das experiências apresentadas foi a da Estônia, com a iniciativa X-Road.

O evento ocorreu de forma presencial, mas teve transmissão simultânea no canal do CNJ no YouTube.

* Com informações do CNJ

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial