Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de ação em prol da população de rua

Rua dos Direitos acontece em 26 de setembro, no Parque Municipal de BH


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no coração da capital mineira, será o cenário de mais uma edição do Rua dos Direitos, na próxima terça-feira, 26 de setembro. O evento, realização do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), juntamente com outras instituições parceiras, irá levar ao espaço serviços direcionados especialmente à população de rua. O objetivo da iniciativa é contribuir para o resgate da cidadania dessas pessoas.

 

Cortes de cabelo, confecção de documentos pessoais, lojinha de doação de roupas, assistência social, psicológica, odontológica e de enfermagem, exames básicos de saúde e orientação previdenciária e jurídica são alguns dos serviços que vão ser oferecidos, das 9h às 17h. Também serão servidos café da manhã, almoço e café da tarde para todas as pessoas em situação de rua. O parque foi escolhido por sua centralidade na capital, sendo espaço por onde circulam diariamente muitos moradores de rua. A data marca também o aniversário de 120 anos do parque, celebrado no mesmo dia.

 

Durante a ação, o TJMG irá disponibilizar ao público um stand com informações sobre o funcionamento de alguns de seus serviços e programas que podem ser úteis especificamente para a população de rua, como o trabalho de conciliação e mediação desenvolvido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário (PAI-PJ) e o Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP).

 

Rua do Respeito, Rua dos Direitos

 

Essa é a quarta edição do Rua dos Direitos. A primeira aconteceu na capital mineira, em setembro de 2015, a segunda em Ipatinga, em abril de 2016, e a terceira em Montes Claros, em novembro do ano passado. A ação integra um programa maior, o Rua do Respeito, projeto resultado de um termo de cooperação técnica assinado em maio de 2015 pelo TJMG, pelo Ministério Público de Minas Gerais e pelo Servas. A iniciativa se expandiu e hoje inclui outras instituições parceiras.

 

Por meio do Rua do Respeito, pretende-se mobilizar, articular e integrar esforços em prol da população que vive nas ruas, viabilizando ações voltadas para a promoção do exercício da cidadania dessa comunidade. Entre as medidas pretendidas, estão aquelas voltadas para a profissionalização, o acesso à Justiça, a proteção dos direitos, a reconstrução da vida e a inclusão social. Pretende-se também sensibilizar a sociedade para os direitos desse público.

 

rua-direitos.jpg

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial