Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa de outorga de medalha a ministra do TSE

Desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz representou o presidente Gilson Lemes na solenidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-TRE--Ministra-Maria-Claudia-Bucchianeri-Pinheiro.jpg
Desembargadora Valéria Queiroz (ao lado do desembargador Marcos Lincoln, presidente do TRE-MG) representou o presidente Gilson Lemes na solenidade de outorga de medalha à ministra do TSE Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro (Crédito: Midianele/TRE)

A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, representou, nesta quinta-feira (26/5), o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, em solenidade no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

A solenidade, presidida pelo desembargador Marcos Lincoln, também presidente do TRE-MG, outorgou a Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro, ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira.

O presidente Marcos Lincoln destacou a “brilhante atuação profissional da homenageada”, ressaltando, ainda, a dedicação ao magistério — que também era uma paixão pessoal do Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, que dá nome à honraria. Segundo o magistrado, Maria Cláudia “é fonte de inspiração e ensina pelo exemplo que arrasta e pela palavra que convence”.

A solenidade de outorga da medalha contou ainda com a presença das desembargadoras Claúdia Maia e Paula Cunha e Silva. A juíza Lívia Borba, diretora-executiva da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), também presente, destacou a “atuação da ministra em busca de uma sociedade mais justa e igualitária”. 

Emoção

A ministra Maria Cláudia Bucchianeri Pinheiro agradeceu, emocionada, a homenagem. Citou que esse seria o momento para se lembrar das pessoas que fizeram parte de sua jornada até aqui, e enfatizou que “ninguém passa incólume pela Justiça Eleitoral”, lembrando ainda o início da carreira, como estagiária no STF, e, depois, como assessora jurídica.

A homenageada falou também de sua passagem como assessora no TSE, durante a presidência do ministro Carlos Ayres Britto. Posteriormente, como advogada, passou a atuar na Justiça Eleitoral. Ela disse que toda essa experiência contribuiu para que fosse nomeada ministra daquele tribunal, na classe de juristas.

Medalha

A Medalha do Mérito Acadêmico Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira foi instituída em 2014, pelo TRE-MG. É uma distinção honorífica, em grau de comenda, oferecida por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Minas Gerais. A insígnia recebeu o nome do patrono da Escola Judiciária Eleitoral, ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, falecido em 2013, em uma homenagem à memória do grande magistrado e educador, idealizador das escolas judiciais no Brasil.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial