Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG marca presença no Rua Previdenciária

Evento procura resgatar a cidadania da população em situação de rua


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Queremos tirar as pessoas da invisibilidade. É uma questão de humanidade”, afirmou o juiz Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes, da 23ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, que marcou presença nesta sexta-feira, 20 de setembro, no Rua Previdenciária. 

O evento faz parte do projeto Rua do Respeito, uma iniciativa conjunta de várias instituições de Minas voltada para o resgate da cidadania da população em situação de rua.

O atendimento foi feito no Centro Popular Leste de Belo Horizonte, onde funciona um albergue, e no Centro de Referência Especializado para a População de Rua (Centro Pop), que oferece oficinas voltadas para práticas culturais.

noticia8-rua-do-respeito.jpg
O juiz Sérgio Fernandes com a equipe do Recivil e a servidora da CGJ (direita)

O magistrado explicou que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) tem um termo de cooperação técnica com o Serviço Social Autônomo (Servas) e que, por meio desse termo, ele e outros juízes são representantes do Judiciário estadual no Rua do Respeito e também no projeto institucional Núcleo do Voluntariado.

Um outro passo com que sonha o juiz é incluir a população que vive nas ruas para participar de avaliações e estratégias de ação, para que as iniciativas voltadas para essas pessoas possam atendê-las mais e melhor.

A juíza Karen Castro dos Montes, da 1ª Vara Cível da Comarca de Itabira, também esteve no Rua Previdenciária para buscar parcerias para projetos similares na sua comarca.

Plano amewricano de mulher loura sorridente de camiseta
A juíza Karen Montes, de Itabira, participou da ação e desenvolve projetos assemelhados em sua comarca

Em Itabira, a juíza tem se empenhado em dois projetos de resgate de cidadania da população carente: Mãos Dadas, voltado para registros fundiários, e Mais Vida, voltado para as crianças e os adolescentes que, como vítimas ou infratores, estão envolvidos em processos judiciais.

A servidora Marianna Maciel, assessora dos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) e uma das responsáveis pelo evento, comemorou o sucesso da iniciativa. “As expectativas estão sendo superadas ao longo do dia. É a primeira vez que o Rua do Respeito trabalha com o tema previdenciário dentro de um equipamento da prefeitura que atende a população de rua. Vamos repetir”, disse.

Ouça o podcast com informações sobre o projeto Rua Previdenciária:

noticia5-rua-do-respeito.jpg
Gleide se informou sobre o benefício para gestantes

Wesley Barbosa, usuário do albergue, foi atendido para solicitar a segunda via de sua certidão de nascimento. Gleide Aparecida Pereira, moradora de rua e grávida do quinto filho, precisava se informar sobre o tempo de duração do benefício para gestante que recebe do Governo Federal. Já Lady Samanta, usuária do albergue, quer deixar de se chamar Mateus Ferreira de Souza Chaves e reconhecer oficialmente seu nome social.

noticia4-rua-do-respeito.jpg
Lady Samanta quer reconhecer seu nome social

Instituições participantes

Integram a iniciativa o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG), o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil), atendendo a pedidos de segunda via de certidão de nascimento, de casamento e de óbito, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG).

noticia-rua-do-respeito.jpg
Pessoas em situação de rua são atendidas no Rua Previdenciária

O evento conta também com o pessoal do CAD Único, que é o cadastro único para todos os benefícios concedidos pelo Governo Federal, tais como Bolsa Família, Tarifa Social (desconto em contas de água, luz e telefone fixo), Restaurante Popular e ID Jovem, que cadastra jovens de 15 a 29 anos com renda familiar de até dois salários mínimos para ter desconto em passagens e em eventos culturais. O CAD Único também encaminha pessoas para fazer carteira de identidade sem custo.

noticia3-rua-do-respeito.jpg
População em situação de rua aguarda atendimento

Todas essas instituições apoiam o Programa de Inclusão e Educação Previdenciária (Piep), da Faculdade Milton Campos, integrante do Rua do Respeito.

A professora Dinorá Carla, vice-presidente da Comissão de Regime Previdenciário Militar, é a mentora do programa e uma das organizadoras do evento. Ela afirma que muitas pessoas saem das ruas quando conseguem receber os benefícios do INSS, e o Piep tem se empenhado nesse objetivo.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial