Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG lança manuais para prevenir acidentes em acervo de documentos

Lançamento faz parte da Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---live-arquivos.jpg
A gerente da Dirged, Simone Meireles, falou sobre os trabalhos desenvolvidos para a recuperação de documentos (Foto: Divulgação/TJMG)

A Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) lançou nessa quinta-feira (10/6) o Manual de Contingência e o Manual de Procedimentos, ferramentas utilizadas para preservação e recuperação de acervos de documentos. O lançamento oficial dos manuais foi realizado em uma live transmitida pelo canal da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) na plataforma YouTube e que faz parte da 5ª Semana Nacional de Arquivos, evento organizado pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa.

O evento foi aberto pela gerente da Dirged, Simone Meireles Chaves, que falou sobre o desenvolvimento dos dois manuais a partir de experiências reais dos servidores do Tribunal de Justiça especializados na recuperação de documentos. “Enchentes que ocorreram nos anos de 2014, 2020 e 2021 causaram enormes prejuízos em várias comarcas de Minas Gerais”, disse a gerente.

Toda a experiência dos profissionais de arquivologia do TJMG adquirida nesses trabalhos de recuperação foi espelhada nos novos manuais, que serão distribuídos para as comarcas mineiras e também poderão ser utilizados por outras empresas que possuem grandes acervos documentais.

O Manual de Contingência tem a função de prevenir acidentes com orientações sobre a recuperação imediata, nas próprias comarcas, de documentos envolvidos em pequenos sinistros. No manual os servidores têm acesso a informações para evitar que água, fogo, insetos, roedores danifiquem documentos.

O Manual de Contingência também traz dicas importantes para evitar acidentes naturais, como manter calhas e drenos limpos, evitar a instalação de arquivos abaixo do nível da rua e próxima a rios. “São informações detalhadas para evitar acidentes e instruções para que documentos pouco danificados possam ser recuperados nas próprias comarcas”, detalha Simone Meireles.

Já o Manual de Procedimentos define formas de manuseio seguras para a equipe de servidores, colaboradores, estagiários e pesquisadores, além de propor medidas e critérios de prevenção e conservação que possam prolongar a vida e a durabilidade da documentação dos acervos das comarcas mineiras.

“Quando os documentos são severamente atingidos, devem ser trazidos para os galpões da Dirged em Contagem, para passar por um intenso e complexo trabalho de recuperação, tarefa que envolve dezenas de profissionais ligados à área de arquivologia”, ressaltou a gerente Simone Meireles.

Ela disse ainda que este ano centenas de documentos chegaram à Dirged cobertos pela lama de enchentes ocorridas, principalmente, nas comarcas da região da Mata. “E com muito trabalho, dedicação e técnica apurada, conseguimos recuperar grande parte de um material aparentemente perdido”, concluiu Simone.

Também participaram da live a arquivista da Dirged Bárbara Wacha; a supervisora do Arquivo Permanente da Dirged, Hanna Fedra; e a coordenadora do Arquivo Permante da Dirged, Sônia Santos.

A live está disponível no endereço https://youtu.be/obiG0AcYiDM.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial