Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG lança atualizações no SEI! para celulares

Presidente Gilson Lemes comemora inovações na ferramenta


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Not-APP-SEI.jpg
A nova atualização do aplicativo SEI! para celulares foi apresentada para o presidente Gilson Soares Lemes e os vice-presidentes do TJMG

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu mais um grande passo na modernização de seu processo de trabalho, na tarde desta terça-feira (20/10), com o lançamento da nova versão do aplicativo SEI! para celulares. A nova ferramenta, desenvolvida para as plataformas IOS e Android, permite que o usuário tenha acesso a todos os recursos já existentes na versão do SEI! para computadores.

As novas funcionalidades são: realizar login e assinatura de documentos no aplicativo utilizando a impressão digital ou o reconhecimento facial do dispositivo móvel; compartilhar o link do processo e de documentos do SEI! por diversos aplicativos, como e-mail, mensagem, WhatsApp e outros; editar o conteúdo de documentos internos.

De forma pioneira, o TJMG também lançou o manual de uso do novo aplicativo, que deverá ser divulgado para outros tribunais de justiça do País. O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, acompanhou a apresentação do novo aplicativo, feita pela gerente do Centro de Padronização e Qualidade da Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag), Fernanda Mendes. Gilson Lemes determinou a divulgação imediata do aplicativo entre desembargadores, magistrados e servidores.

“Agora é possível que servidores e magistrados trabalhem com seus celulares, aproveitando todas as funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações. É um grande avanço para todos nós, e aproveito para parabenizar pelo trabalho as equipes da Seplag e da Diretoria de Informática”, comemorou o presidente.

Além do presidente Gilson Lemes, participaram da apresentação o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto; o 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o vice-corregedor-geral de justiça, desembargador Edison Feital Leite; o superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur de Carvalho Filho; o superintendente de planejamento, desembargador Jaubert Carneiro Jaques; os juízes auxiliares da Presidência José Ricardo Véras e Rosimere das Graças do Couto; o diretor da Seplag, João Victor Rezende; e a gerente do Centro de Padronização e Qualidade, Fernanda Mendes.

Ouça o podcast com os áudios do presidente do TJMG e da gerente da Seplag:

Not-APP-SEI-Dra-Rosemere.jpg
Juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças do Couto, afirma que esta é a primeira inovação no SEI! desta gestão

A juíza auxiliar da Presidência Rosimere das Graças do Couto disse que o SEI! já é uma ferramenta consagrada dentro do Tribunal e vem recebendo inovações. “Esta foi a primeira inovação do SEI! nesta gestão, tornando mais fácil o uso da ferramenta, que agora apresenta novas funcionalidades”, destacou a magistrada.

Palma da mão

A gerente do Centro de Padronização e Qualidade do TJMG, Fernanda Mendes, explica que a raiz do sistema está disponível no Portal do Software Público. Cabe a cada tribunal fazer as adaptações de acordo com suas necessidades. “Fizemos as adaptações no nosso aplicativo que também permite assinaturas, não apenas por meio de senhas, como ocorre com a versão para computadores, mas também via biometria e reconhecimento facial”, afirma.

A ferramenta, segundo Fernanda Mendes, possibilita que documentos sejam facilmente compartilhados pelo whatsapp e e-mail. “Com o aplicativo, o usuário poderá fazer na palma da mão e, em qualquer lugar, tudo que faz normalmente na sua mesa de trabalho, o que significa um grande facilitador”, afirma a gerente.

Not-APP-SEI1.jpg
SEI para celulares vai proporcionar maior agilidade nos processos administrativos do TJMG

Como acessar e utilizar o aplicativo

Para obter o aplicativo SEI! acesse as lojas App Store ou Google Play e faça a instalação. O acesso ao aplicativo é feito por meio de matrícula e senha, além de leitura de QR Code. Para configurar o aplicativo no aparelho e aprender como utilizar as ferramentas da nova interface acesse as instruções do Manual do Aplicativo SEI! .

O SEI! foi implantado no TJMG desde 2016. Com uma interface simples e acessível, possibilita a atuação simultânea de servidores de várias unidades em um mesmo processo, mesmo distantes fisicamente, o que reduz o tempo de realização de atividades e torna os procedimentos mais céleres. Outra vantagem do sistema é a diminuição do uso de papel e de outros materiais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial