Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inicia cadastro para doação de medula óssea

Campanha é realizada na capital e em mais cinco comarcas do estado


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-campanha-doacao-medula1.jpg
A auxiliar de produção Alessandra Rodrigues cadastrou-se para ser doadora de medula óssea

“Meu sangue pode salvar uma vida. Fico feliz em ajudar alguém, ainda que não a conheça.”  Assim se manifestou a auxiliar de produção Alessandra Rodrigues da Silva, que foi a primeira pessoa a participar da campanha do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para preenchimento do cadastro nacional de doadores de medula óssea nesta segunda-feira, 16 de setembro.

A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Hemominas e, só na capital, na primeira etapa, já conseguiu atrair 110 pessoas, dispostas a contribuir, em caso de compatibilidade, para pacientes que tenham necessidade.

Os interessados puderam se apresentar nos postos de atendimentos instalados no saguão do Edificío Sede do TJMG (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra) e no Fórum de Betim (Rua Professor Osvaldo Franco, 55, Centro), que atenderão nesta segunda, até as 15h e 16h, respectivamente.

Na terça-feira, 17, a coleta será no Fórum Raja (Avenida Raja Gabaglia, 1.753), das 9h às 15h.

Em 18 de setembro, a ação acontece em três comarcas. No Fórum de Contagem (Avenida Maria da Glória Rocha, 425, II Salão do Júri), será realizada das 12h às 16h; no Fórum de Uberaba (Avenida Maranhão, 1.580, 4º andar – Bairro Mercês), das 10h às 16h; e no Fórum de Ituiutaba (Avenida 09-A, 45, Salão do Júri), das 12h às 18h.

O estande da Hemominas estará no Fórum de Poços de Caldas (Rua Pernambuco, 707, Salão do Júri), das 11h às 17h, em 19 de setembro.

Ouça o podcast com entrevistas sobre a campanha:

noticia-campanha-doacao-medula2.jpg
O presidente Nelson Missias de Morais e a responsável pela captação de doadores da Hemoninas, Hellen Dupin

Horizontal

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, ao abrir oficialmente a campanha, ressaltou a importância da iniciativa, que aponta para o estímulo à solidariedade da população mineira.

“A caridade vem de cima para baixo e é vertical. A solidariedade é horizontal e iguala as pessoas. Temos que valorizar a iniciativa de pessoas estenderem as mãos a quem necessita de medula óssea para salvar uma vida”, disse o presidente.

Já o presidente da Comissão de Saúde do TJMG, desembargador Newton Teixeira, destacou o fato de o Tribunal não só se preocupar em movimentar autos de processos, mas abrir espaço para campanhas em prol da sociedade.

Doe vida em vida

Para integrar o cadastro de doadores, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde. É necessário apresentar um documento de identidade com foto e o CEP residencial.

Posteriormente, depois de confirmada a compatibilidade entre doador e paciente, haverá uma consulta ao interessado se permanece a decisão de doar.

Os riscos para os doadores são praticamente inexistentes. Apenas 10% da medula óssea é retirada e, dentro de poucas semanas, a quantidade de medula doada será recomposta pelo organismo.

Mais informações sobre doação de medula óssea no site do Redome — Instituto Nacional do Câncer.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial