Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inicia atividades do 3º Tribunal do Júri em BH

O Judiciário terá um terceiro tribunal para julgar crimes dolosos na capital mineira


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) instala na quinta-feira, 17 de maio, o 3º Tribunal do Júri na Comarca de Belo Horizonte. Esse tribunal terá competência para realizar sessões plenárias dos julgamentos das causas que envolvam os crimes dolosos contra a vida e outros que lhes forem conexos.


A solenidade está agendada para as 10h30 na Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto, sala AL 88.


Compete ao 1º e ao 3º Tribunais do Júri realizar os julgamentos em plenário dos processos distribuídos ao 1º Tribunal do Júri. O 2º Tribunal do Júri mantém sua competência.

 

"Com a instalação do terceiro plenário do Tribunal do Júri, o TJMG busca dar resposta mais célere aos crimes violentos que tanto afligem a sociedade. O terceiro plenário representará maior agilidade no julgamento dos crimes dolosos contra a vida, como homicídios, e a consequente redução da sensação de impunidade que a demora da prestação jurisdicional acaba espelhando”, afirmou o juiz diretor do foro da Comarca de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, em recente declaração.

 

A expectativa com a criação do novo tribunal é que cada um deles passe a ter uma média mensal de 45 processos para andamento.

 

A média do 1º e do 2º Tribunais do Júri é de 68 processos. “Haveria, portanto, uma redução de 23 processos por mês, tendo em vista a média atual. A criação do 3º Tribunal do Júri representa um ganho de mais de 30% na capacidade de resposta do Judiciário frente ao crescente aumento de criminalidade”, comenta o juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago.

 

Serviço
Implantação do 3º Tribunal do Júri na Comarca de Belo Horizonte
Quinta-feira, 17 de maio, às 10h30
Avenida Augusto de Lima, 1.549, Barro Preto – sala AL 88

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial