Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG incentiva o hábito da leitura

Bibliotecas atendem ao público interno e externo inclusive na versão digital


- Atualizado em Número de Visualizações:

“Livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação, e vida a tudo” (Platão).

Ciente da importância do hábito da leitura para a formação e constante aprimoramento do ser humano, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental, mantém duas bibliotecas físicas e uma virtual.

noticia-biblioteca.jpg
A biblioteca reúne acervo especializado em Direito e o acesso é permitido ao público externo para consulta local e estudo

Em 23 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial do Livro, a instituição aproveita para divulgar o trabalho realizado pela biblioteca “Desembargador Amílcar de Castro”, seu Centro de Leitura e Informação e a biblioteca digital.

Situada à Rua Goiás, 229, a biblioteca é subordinada à Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged) – que integra a estrutura organizacional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef). O espaço reúne acervo especializado em Direito e o acesso é permitido ao público externo para consulta local e estudo.

“Eu frequento a biblioteca do Tribunal desde que eu era estudante na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), depois passei no concurso para pesquisadora judiciária e frequentava ainda mais a biblioteca para fazer pesquisa para os magistrados. A biblioteca tem tanto valor para a nossa casa que foi iniciada junto com o Tribunal da Relação, em Ouro Preto, no final do século XIX, e está aberta para todos com seu acervo diversificado – áreas jurídica, filosófica, histórica e literária”, disse a 2ª vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil.

noticia1-biblioteca.jpg
Especializada em Direito, a biblioteca fica na rua Goiás 229, no Centro de Belo Horizonte

A biblioteca do TJMG mantém também parceria com outras instituições, para fins de empréstimo entre bibliotecas. O empréstimo domiciliar é restrito a magistrados, servidores e terceirizados.

Tanto a biblioteca quanto o Centro de Leitura e Informação, localizado no 5º andar do edifício sede, são especializados em Direito, com computadores destinados aos usuários para consultas ao catálogo e pesquisas aos sites autorizados.

No espaço da sede do TJ, de uso exclusivo do público interno, também há diversas obras biográficas e de literatura.

Biblioteca digital

Para propiciar amplo acesso às informações especializadas, a Coordenação de Documentação e Biblioteca (Cobib), em parceria com a Diretoria de Informática (Dirfor), disponibiliza por meio de sua Biblioteca Digital documentos de diversas áreas do Tribunal de interesse da sociedade. Essas informações são apresentadas em suporte como livro, artigos de periódicos, áudios e vídeos.

noticia02_biblioteca-22-04-19.jpg
A desembargadora Áurea Brasil frequenta a biblioteca do Tribunal desde que era estudante na UFMG

Na plataforma online, as buscas podem ser feitas por coleção, data de publicação, autor, título ou assunto. No menu lateral, os interessados também têm acesso ao banco de dados do TJMG, que reúne, entre outros documentos, as jurisprudências e os atos normativos, além de uma base de dados externa, com legislações e bibliotecas de outros órgãos disponíveis para consulta.

Conhecida como BD-TJMG, a biblioteca digital é acessível no portal da instituição pelo endereço eletrônico bd.tjmg.jus.br. Ela tem um módulo de acesso restrito a magistrados, servidores e funcionários e um módulo público. Este último conta com milhares de artigos e livros, divididos nas categorias conhecimento jurídico, jurisprudências da revista “Jurisprudência Mineira” e Legislação.

História

A Biblioteca da unidade Goiás começou a ter seu acervo formado ainda no Tribunal da Relação, na cidade de Ouro Preto, MG. Em 1982, por meio de resolução, passou a denominar-se Biblioteca Desembargador Amílcar de Castro, em homenagem ao ex-presidente do TJMG, reconhecido jurista brasileiro.

O funcionamento da Biblioteca Des. Amílcar de Castro e do seu centro de leitura é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone (31) 3237-6180.