Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG e Prefeitura de Uberlândia selam destino de antigo fórum

Edifício irá abrigar espaço multifuncional dedicado à cultura


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia1-convenio-com-uberlandia.jpg
Convênio foi assinado nesta terça, 16, na sede do Tribunal de Justiça, em Belo Horioznte

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais e o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, assinaram hoje, 16 de outubro, um convênio por meio do qual o Judiciário mineiro cedeu ao município, sem ônus, o uso do antigo fórum da comarca, localizado na Praça Jacy de Assis, s/nº, centro da cidade. O prédio irá abrigar um espaço multifuncional, integrando biblioteca, sala de ensaio, teatro de bolso, galeria de arte e área destinada à realização de eventos diversos.

“Pelo seu valor histórico e arquitetônico, pelo simbolismo que o edifício representa para a cidade e por sua localização privilegiada, era importante que fosse novamente apropriado pelos cidadãos para novos usos, de caráter cultural e de formação educacional e que permitisse a manutenção de sua função pública”, ressaltou o presidente do TJMG, durante o ato de assinatura do convênio.

O presidente lembrou que o edifício foi projetado pelos arquitetos mineiros Roberto Pinto Manata e José Carlos Laender de Castro, dentro dos princípios da chamada arquitetura brutalista da década de 1970. “Trata-se de um marco arquitetônico, uma edificação com uma localização privilegiada. É uma alegria saber que será usado para atividades culturais e sociais e que poderá continuar abrigando, em um andar inteiro, um centro de arquivo e documentações processuais do Judiciário local” observou.

Além do agradecimento ao prefeito Odelmo Leão, pela oportunidade de, por meio do convênio, “entregar um presente à população de Uberlândia”, o presidente agradeceu também à diretora da comarca, juíza Maria Elisa Taglialegna, pelos esforços e pela competência, afirmando que a magistrada “se desdobrou para viabilizar a parceria”.

Cuidado com o patrimônio

O chefe do Executivo local destacou que, graças ao convênio, “Uberlândia passará a contar com mais um local dedicado à cultura, totalmente voltado à democratização das mais variadas manifestações artísticas. Essa parceria representa, assim, um ganho enorme não somente para a comunidade, mas também para a classe artística da região e para todos aqueles que trabalham no setor”. O prefeito agradeceu ao Tribunal de Justiça pela concretização da parceria, afirmando que “cuidará com muito carinho do patrimônio”.

A transformação do antigo fórum em um espaço destinado a atividades de caráter cultural tornou-se possível a partir da construção da nova sede do Judiciário na comarca, inaugurada em dezembro do ano passado. A cessão do uso do imóvel ao poder executivo local se dará por um prazo de 60 meses, com possibilidade de prorrogação.

Participaram do ato de assinatura do contrato, ainda, os desembargadores Alexandre Victor de Carvalho, Valéria Rodrigues da Silva Queiroz e Júlio Cezar Guttierrez, a juíza auxiliar da Presidência, Rosimere das Graças Couto, e o assessor da Presidência, Hilton Secundino.

Na oportunidade, a desembargadora Valéria Rodrigues da Silva Queiroz, que tem uma trajetória marcada pela atuação na área da infância e da juventude, e o desembargador Júlio Cezar Guttierrez, que é supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) do Programa Novos Rumos do TJMG, iniciaram conversas com o prefeito Odelmo Leão, para futuras parcerias que possam contribuir para a prevenção do cometimento de ato infracional por adolescentes na comarca.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial