Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG e instituições de ensino se unem para reduzir litígios

Universitários vão realizar projetos para promover pacificação de conflitos


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2----covenio-grupo-Anima---01.03.jpg
Presidente Gilson Soares Lemes assina convênio com o Grupo Ânima para reduzir judicialização de conflitos (Foto: Riva Moreira/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) celebrou nesta segunda-feira (1/3) acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário Una e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) para a elaboração, em conjunto, de pesquisas e projetos de políticas públicas voltadas para a prevenção ou desjudicialização de litígios.

O acordo busca dar efetividade a algumas das Metas Nacionais do Poder Judiciário, definidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), especialmente àquela que tem relação direta com a presente parceria, a Meta 9: "realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030".

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou a importância da parceria, que irá aprofundar metodologias de aprendizagem voltadas para solucionar conflitos. “Muitas faculdades ensinam os universitários a litigar, a buscar o confronto entre as partes. É fundamental que os novos profissionais que ingressarem no mercado de trabalho passem a atuar também como mediadores de litígios.”

“O acordo tem finalidade acadêmica e busca proporcionar aos alunos conhecimento prático e experiência com a realidade do mercado de trabalho por meio de atividades relacionadas às formações. Trata-se de um complemento ao conhecimento teórico adquirido na universidade, além de contribuir para o cumprimento da Meta 9 do CNJ”, destacou o presidente Gilson Soares Lemes.

O Centro Universitário Una e Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), mantidos pelo Grupo Ânima, possuem unidades na capital mineira, em Betim, Contagem, Pouso Alegre, Divinópolis e Bom Despacho.
O reitor do Grupo Ânima, Rafael Ciccarini, reafirmou a necessidade de os universitários confrontarem o conhecimento teórico com a prática. “Daí a importância da aproximação da academia com a sociedade, via Poder Judiciário”, disse.

Not-3----covenio-grupo-Anima---01.jpg
O acordo tem finalidade acadêmica e busca proporcionar aos alunos conhecimento prático da realidade do mercado de trabalho (Foto: Riva Moreira/TJMG)

 

Projetos

As pesquisas podem se desdobrar em trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos para publicação em revistas e periódicos, livros, projetos de pesquisa. Possibilitam ainda a experiência dos discentes no ambiente profissional do TJMG através do currículo das disciplinas.

Acompanharam a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador José Flávio de Almeida; o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto; o desembargador Ramon Tácio; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência, José Ricardo Véras; a assessora especial do TJMG Tatiana Camarão; o reitor do Grupo Ânima, Rafael Ciccarini; o diretor jurídico do Grupo Ânima, João Batista Pacheco; a coordenadora de Ciências Jurídicas e vice-presidente acadêmica, Alessandra Mara de Freitas Silva; o diretor da Unidade Aimorés do Centro Universitário UNA, Vinícius Vieira Costa; a diretora das unidades Betim, Barreiro e Contagem, Tatiane Franco Puiate; o diretor do UniBH, Eduardo Oliveira França; e o advogado Thales Catta Preta.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial