Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG distribui adesivos a restaurantes sobre violência contra mulher

Iniciativa, em parceria com associação, informa quais são os canais para denunciar crimes


- Atualizado em Número de Visualizações:
Desa. Ana Paula Caixeta -  foto Mirna de Moura - 03.08.2020.jpg
A desembargadora Ana Paula Caixeta busca alternativas para sensibilizar a sociedade com a temática da violência doméstica e familiar (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Uma parceria celebrada entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel/MG) resultou na fixação de adesivos com informações relacionadas ao enfrentamento à violência familiar e doméstica em locais de visibilidade em diversos estabelecimentos do Estado.

São adesivos diferenciados para homens e mulheres. Ambos trazem a mensagem: “Violência contra a mulher é crime! Não se cale”. Ainda são informados os telefones da Polícia Militar (190), da Polícia Civil (197) e do Disque Denúncia (180), além de um QR code com acesso para o site delegaciavirtual.sids.mg.gov.br.

O site traz manuais básicos com informações sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A superintendente da Comsiv, desembargadora Ana Paula Caixeta, afirma que a parceria com a Abrasel/MG é de suma importância, diante da capilaridade de bares e restaurantes em todo o Estado de Minas Gerais vinculados à associação.  

Trata-se de mais uma importante campanha para sensibilizar a sociedade sobre a temática da violência doméstica e familiar, levando ao conhecimento de todos o rápido acesso ao sistema de proteção à mulher.

NOT---VIOLENCIA-CONTRA-A-MULHER.gif
O adesivo com mensagem alusiva ao combate à violência contra a mulher já está afixado, entre muitos locais, na porta do banheiro do restaurante Paracone, na capital (Crédito: Divulgação)

O restaurante Paracone, em Belo Horizonte, é um dos estabelecimentos onde já foram afixados esses adesivos. Eles estão nas portas dos banheiros (masculino e feminino) e no balcão de atendimento.

O proprietário, Sindoval Conegundes, ressalta que a campanha é muito bem-vinda, diante da necessidade de conscientizar mulheres a denunciar às autoridades competentes a violência a que possam ser submetidas, seja ela física, psicológica, sexual ou mesmo moral.

Ele diz que muitas mulheres estão sofrendo violência e não sabem como obter ajuda. “As agressões acontecem tanto no âmbito familiar quanto em casa ou na rua, e muitas pessoas não têm a consciência de quais são. Então, é importante trazer esse assunto para reduzir os índices de violência contra a mulher”, afirma.

Semana Justiça Pela Paz em Casa

A campanha de sensibilização sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher integra uma das iniciativas do TJMG na 19ª Semana Justiça pela Paz em Casa.

Os adesivos também foram afixados nos banheiros do estádio Independência, em Belo Horizonte. Além disso, os banheiros masculinos, femininos e unissex dos prédios da Justiça de Primeira Instância, utilizados pelos públicos interno e externo, receberam adesivos. A fixação orreu em 439 banheiros, distribuídos por sete prédios, entre eles o Fórum Lafayette, Fórum Cível e Fazendário e no Centro Integrado de Atendimento ao Autor de Ato Infracional (CIA-BH).

not---indepa.jpg
Adesivos com informações sobre a campanha também foram afixados nos banheiros do estádio Independência, em Belo Horizonte (Crédito: Divulgação/TJMG)

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial