Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG decreta luto por Mário Ottoboni

Advogado e jornalista paulista foi idealizador do método Apac


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do advogado e jornalista Mário Ottoboni, em São José dos Campos (SP). Ottoboni é conhecido por ser o idealizador da metodologia Apac, criada em 1972, na mesma cidade.

O método teve sua maior expansão em Minas Gerais. O estado tem hoje 39 unidades, que oferecem 3.708 vagas. Confira reportagens especiais sobre a proposta, a reinserção de apenados e as unidades de São João del-Rei e Itaúna.

 

noticia-ottoboni.jpg
 

Segundo o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, a homenagem póstuma ao doutor Ottoboni “é mais do que merecida”.

“Ele foi a pessoa que mais contribuiu para a difusão e consolidação do conceito de que a recuperação de pessoas que cometem crimes não depende apenas de seu aprisionamento, mas de um tratamento humanizado, que lhes ofereça a oportunidade de se preparar para retornar ao convívio produtivo em sociedade”, afirmou o presidente.

O Tribunal mineiro será representado no velório de Mário Ottoboni pelo juiz auxiliar da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, também um estudioso e militante do método e coordenador das ações das Apacs em Minas.

Luiz Carlos Santos também considera a homenagem justa, “por tudo o que o doutor Ottoboni representa para a evolução e humanização do tratamento prisional no Brasil”.

O juiz auxiliar da Presidência do TJ foi um dos destinatários de mensagem enviada por Mário Ottoboni, do leito hospitalar, poucas horas antes do falecimento.

Na mensagem, Ottoboni afirma ter lutado “até onde foi possível.” “Agora sinto necessidade de parar para descansar”, disse Ottoboni.

O idealizador do método Apac ainda fez um agradecimento “aos companheiros que vão continuar socorrendo os pecadores arrependidos e acolhidos pelo Pai Eterno".

Velório

Mário Ottoboni faleceu aos 87 anos, depois de longa enfermidade, e seu velório teve início às 16h30 desta segunda-feira, 14 de janeiro, na Câmara Municipal de São José dos Campos (SP). O sepultamento será amanhã, às 8h30, naquela cidade. O luto foi decretado por meio da Portaria Conjunta 808, que será publicada no Diário Judiciário Eletrônico (DJe) ainda hoje.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial