Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG comemora centenário da visita do rei da Bélgica a Minas

Serão dois dias de eventos para marcar a data da primeira visita de um chefe de Estado ao Brasil


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---rei-da-belgica-na-afonso-pena--26.10.21.jpg
Rei da Bélgica Alberto I e comitiva passeiam pela Avenida Afonso Pena (Crédito: Divulgação/TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promove, nesta quarta-feira (27/10) e na quinta-feira (28/10), uma série de eventos para comemorar o centenário da visita do rei Alberto I, da Bélgica, a Minas Gerais. Conhecido também por Rei Soldado ou Rei Herói, sua visita constituiu-se na primeira visita de um chefe de Estado estrangeiro ao Brasil. Além de Minas Gerais, o rei esteve em São Paulo e no Rio de Janeiro, então capital da República.

As festividades, em Belo Horizonte e Nova Lima, contarão com a presença do embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman, do cônsul-geral da Bélgica (RJ), Daniel Dargent, do cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Machado Rabelo, do presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, do superintendente adjunto da Memória do Judiciário, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, além de políticos e empresários.

As comemorações do centenário da visita do rei Alberto I terão início nesta quarta-feira (27) com uma solenidade no 1º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Efigênia, às 9h. Em seguida, será realizada sessão cívica do Órgão Especial do TJMG em razão da data, sob a presidência do desembargador Gilson Lemes. Logo após, outra sessão marca a data no Palácio da Liberdade. Para fechar o primeiro dia, a programação prevê uma missa no Colégio Santa Maria, no bairro Floresta.

Na quinta-feira, a data será comemorada na Mina de Morro Velho, em Nova Lima, às 9h. À tarde, na Câmara Municipal de Belo Horizonte e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), será realizado um ato cívico celebrativo e uma reunião especial, respectivamente, em comemoração ao centenário da visita da corte belga. As festividades se encerram com solenidade no Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade.

História

O convite para o rei Alberto I visitar o Brasil partiu do presidente da República Epitácio Pessoa, que, em maio de 1919, chefiava a delegação brasileira na Conferência de Paz em Paris após o fim da Primeira Guerra Mundial. A visita do rei Alberto I ao Brasil foi realizada entre 19 de setembro e 16 de outubro de 1920. Ele veio acompanhado de sua esposa, a rainha consorte Elisabeth da Bélgica, e seu filho, o príncipe herdeiro Leopoldo (mais tarde rei Leopoldo III).

A família real chegou a Belo Horizonte acompanhada pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa, e por grande comitiva, em um sábado, 2 de outubro, permanecendo na capital mineira até terça-feira, dia 5. Hospedaram-se no Palácio da Liberdade (cedido pelo então presidente do Estado, Arthur Bernardes), que, juntamente com a Praça da Liberdade, foram amplamente reformados para receber os ilustres visitantes.

Foram quatro dias de intensas festividades, com grande participação popular, afinal, todos queriam ver o casal real e o presidente da República. Esse fato foi tão importante para o Estado que, por décadas do século 20, permaneceu na memória e no imaginário do povo mineiro. A visita foi um marco nas relações diplomáticas entre Brasil e Bélgica, que, desde então, tornaram-se grandes parceiros comerciais.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial