Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG apresenta PJe 2.0 à Advocacia-Geral do Estado

Nova versão entrará no ar em 7 de maio


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Durante a apresentação, foram mostradas as novas funcionalidades da versão e esclarecidas dúvidas dos presentes

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou à Advocacia-Geral do Estado, na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, a versão 2.0.0.6 do Processo Judicial eletrônico (PJe). A nova versão será adotada, a partir de 7 de maio, em todas as comarcas que utilizam o sistema. Na mesma data a ferramenta será expandida para mais quatro comarcas: Itambacuri, Nova Serrana, Ponte Nova e Pirapora.

 

O sistema foi apresentado ao público por Laura Fonseca de Oliveira, da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal, com a participação de Maria Helena Braga Pinto, que esclareceu as dúvidas dos presentes. Amanhã o PJe 2.0 será apresentado na Defensoria Pública e, na sexta-feira, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB/MG).

 

A adoção da versão 2.0.0.6 representa um novo passo na implantação do PJe no Tribunal mineiro. Segundo o desembargador Wilson Benevides, superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, a nova versão foi desenhada para melhorar a usabilidade do sistema, com a diminuição do número de cliques para efetivar os comandos. O PJe 2.0 também traz um leiaute de tela novo, mais enxuto e simplificado, com um número maior de recursos para o usuário se organizar.

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O evento aconteceu nesta quarta-feira; ainda nesta semana, o sistema também será apresentado à Defensoria e à OAB-MG

Interface amigável

 

Para o juiz auxiliar da Presidência do TJMG, Antônio Carlos Parreira, responsável pelo acompanhamento das atividades da Diretoria Executiva de Informática do Tribunal (Dirfor), a nova versão é fruto de um grande esforço da equipe de desenvolvimento do sistema para tornar a área de trabalho dos usuários mais amigável, facilitando assim a execução de suas atividades diárias. A versão atualizada traz, ainda, aprimoramento tecnológico em sua arquitetura e contém diversas melhorias e correções de defeitos existentes nas versões anteriores.

 

Todos os perfis tiveram melhoria na usabilidade, tornando a interface mais agradável e intuitiva. A mudança mais perceptível ocorreu na forma de como são apresentadas as informações processuais. Nessa versão, as peças processuais e movimentações são apresentadas de imediato, logo após o acesso aos autos digitais. As demais informações (como histórico de audiências, expedientes, etc.) estão agrupadas em um menu lateral de fácil acesso.

 

Para advogados, procuradores e defensores, as principais mudanças ocorreram na interface e na funcionalidade de “solicitar habilitação”, onde será possível substabelecer.

 

Software para assinatura eletrônica

 

Outra novidade da versão 2.0.0.6 é o “PJeOffice – Assinador do PJe”, um software disponibilizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a assinatura eletrônica de documentos. O objetivo do aplicativo é garantir a validade jurídica dos documentos e processos, além de substituir a necessidade do Java no navegador, eliminando possíveis conflitos entre versões de navegador e o Java. Para o correto funcionamento do PJe 2.0 será necessário baixar e instalar o aplicativo PJeOffice, disponível em http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice.

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O sistema foi apresentado ao público por Laura Fonseca de Oliveira, da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal

No caso de magistrados e servidores do Tribunal, todos os computadores serão automaticamente configurados para utilização do PJeOffice.

 

Leiaute e funcionalidades

 

Para a secretaria, além da mudança de interface, foi criada a funcionalidade “Etiquetas” (rótulos), que classifica e identifica os processos. Essa funcionalidade permite tornar uma etiqueta favorita, facilitando o acesso aos processos etiquetados. Os processos com as etiquetas favoritas serão exibidos no menu de navegação “Minhas Tarefas” do usuário. Com a criação das etiquetas, as “caixas” deixam de existir. Assim, por sugestão da Corregedoria, todas as caixas existentes serão convertidas automaticamente em etiquetas.

 

Outra novidade é a funcionalidade “Lembrete”, que permite inserir avisos que realçam alguma informação. Essas notificações podem ser criadas tanto nos processos quanto nos documentos, possibilitando definir o período de exibição e o destinatário, por exemplo, um servidor ou magistrado específico ou todos os integrantes da secretaria ou gabinete.

 

Para os magistrados e seus assessores, além de alterações de interface, foi criada a funcionalidade “Assinaturas”. Nela serão exibidos processos com minutas já elaboradas, organizados por tipo de documento, permitindo ao magistrado analisar e assinar, por exemplo, despachos e sentenças em lote.

 

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