Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG anuncia construção de fórum para comarca de Machado

Novo espaço vai qualificar a prestação jurisdicional


- Atualizado em Número de Visualizações:

Machado terá um novo fórum. O anúncio foi feito em evento na comarca nesta segunda-feira, 21 de janeiro, pelo superintendente administrativo adjunto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes. No evento, a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta representou o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais.

noticia1-forum-novo-de-machado.jpg
Os desembargadores Gilson Lemes (3º da esq. para a dir.) e Ana Paula Nannetti Caixeta (ao centro) participaram do anúncio de lançamento

O novo prédio irá substituir o atual, cuja área passível de expansão é insuficiente para atender ao crescimento da demanda atual. O edifício será construído na Avenida Doutor Renato Azeredo, s/n, Loteamento do Parque/Quadra A, Lote 2. A Seta Construtora Ltda. será responsável pela obra. Veja mais fotos no Flickr.

noticia-forum-novo-de-machado.jpg
Grupo conheceu terreno que receberá edificação

Detalhes da construção do novo fórum Doutor Edgard da Veiga Lion foram apresentados pelo desembargador Gilson Lemes. O prédio terá capacidade para instalar até três secretarias, numa área construída de 2.149,75m², distribuída em dois pavimentos.

O primeiro pavimento irá acomodar, entre outros, o salão do júri, o Centro Judicial de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e arquivo. No segundo, espaço destinado aos gabinetes para juízes, assessores e secretariais judiciais.

Melhores condições

A comarca de Machado é de segunda entrância. Atualmente, estão instaladas a 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, cujo titular é o juiz Fernando Antônio Tamburini Machado, e a 2ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais, tendo à frente o juiz Cláudio Hesketh.

De janeiro a dezembro de 2018, em Machado, foram distribuídas 5.791 ações e proferidas 4.518 sentenças. Foram realizadas 2.492 audiências. Mensalmente são distribuídos 900 processos, em média.

O juiz Fernando Antônio Tamburini Machado, diretor do foro da comarca, ressaltou que o atual fórum está abrigado em um prédio antigo e com gastos elevados de manutenção, principalmente nas instalações hidráulicas e elétricas.

"Com o novo edifício, ganham, principalmente, o cidadão e os operadores do Direito, que terão à disposição uma infraestrutura adequada para o bom andamento dos processos e uma resposta mais célere às demandas judiciais", disse o magistrado.

O juiz acrescentou que o anúncio da construção do novo fórum é muito bem-vindo, já que na comarca existe uma demanda, há mais de sete anos, por um espaço de trabalho melhor. Outro ponto positivo ressaltado pelo magistrado é que o local é um pouco afastado, o que vai desafogar o alto movimento no centro da cidade de Machado.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial