Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG alcança nível de excelência em maturidade em tecnologia

Tribunal mineiro é o 1º do ranking dos TJs de grande porte na classificação IGOVTIC-JUD


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TJMG obteve índice de 80,04%, acima da meta de 75% definida pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-Jud) (Crédito: Reprodução/Internet)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) atingiu nível de “Excelência” no Índice de Governança, Gestão e Infraestrutura em Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (IGOVTIC-JUD). O resultado da classificação revela que o TJMG é o 1º no ranking dos tribunais de justiça de grande porte do país e o 6º lugar geral entre os TJs. Os dados constam de um painel interativo divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O TJMG obteve índice de 80,04%, acima da meta de 75% definida pela Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-Jud), instituída por meio da Resolução nº 370/2021 para o sexênio 2021-2026.

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, disse que “os dados mostram um resultado excelente para o TJMG, classificado com altíssimo índice de maturidade em tecnologia”. Ele acrescentou ainda que se trata do alcance de mais uma das muitas metas do Tribunal mineiro que têm sido referência, em diversas áreas, para todo o país.

Participaram da avaliação do nível de maturidade de governança, gestão e infraestrutura em tecnologia da informação 93 órgãos do Judiciário. Foram avaliados oito itens: atendimento e suporte ao usuário; estruturas organizacionais e macroprocessos; infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem; pessoas; políticas e planejamento; riscos, segurança da informação e proteção de dados; sistema de informação; e transformação digital.

O TJMG está em nível de excelência nos itens: estruturas organizacionais e macroprocessos (100%); sistema de informação (100%) e infraestrutura tecnológica e serviços em nuvem (89,5%). Nos demais, o TJMG está em nível aprimorado: políticas e planejamento (73%); atendimento e suporte ao usuário (73%); pessoas (67%); transformação digital (66,75%) e riscos, segurança da informação e proteção de dados (63,5%). 

É o segundo ano consecutivo em que o TJMG atingiu a excelência no IGOVTIC-JUD, entre os tribunais de grande porte. Nesse contexto, em 2020, o Tribunal mineiro também foi classificado em primeiro lugar.

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Presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes diz que dados mostram um resultado excelente para o Tribunal, fruto de investimentos para obter maturidade em tecnologia (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

Investimentos

O superintendente de Tecnologia e Informação do TJMG, desembargador Marco Aurélio Ferenzine, disse que “o nível de excelência de maturidade em tecnologia, alcançado pelo TJMG pela segunda vez consecutiva, é resultado dos investimentos feitos pelas gestões do TJMG, que são necessários para a melhoria do sistema de informática e possibilitaram atingir as metas do CNJ, além de terem sido significativos para minimizar os problemas enfrentados pela área na pandemia da covid-19”. 

O coordenador da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), juiz Delvan Barcelos Júnior, disse que “os resultados demonstram que o TJMG está vencendo o desafio para manter e dar suporte aos sistemas existentes, ao mesmo tempo em que busca incorporar novas tecnologias com foco nos usuários internos e externos, aprimorando continuamente os seus serviços”. Ele ressaltou também que “essa melhora na área de TICs só é possível pelo apoio recebido do presidente Gilson Lemes, que sempre elegeu a tecnologia como um dos eixos de sua gestão”. 

“Gostaria de dar parabéns à 1ª vice, à Corregedoria-Geral de Justiça e às equipes da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep) e demais áreas administrativas. O êxito alcançado pelo TJMG é fruto da sintonia das equipes e do apoio da alta administração”, afirmou o coordenador.  

O diretor da Dirfor, Antonio Francisco Morais Rolla, afirmou que, “apesar dos ótimos resultados do TJMG, é preciso elevar a classificação de aprimorado para excelência, destacando-se os itens 'atendimento e suporte ao usuário' e 'riscos, segurança da informação e proteção de dados'. Ele disse ainda que “os resultados têm servido como guia para que o TJMG invista ainda mais recursos nesses temas”.

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