Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJ indefere interdição de prédio em Viçosa

Ação foi ajuizada para adaptação às normas de acessibilidade


- Atualizado em Número de Visualizações:
Fachada do Edifício Jacyra do Valle, em Viçosa
Acesso à área comum do prédio tinha sido vedado, mas decisão foi revertida

A 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu a interdição da área comum de um prédio comercial no Centro de Viçosa. A 2ª Vara Cível da comarca havia determinado a interdição, no julgamento liminar de uma medida de urgência.

A ação contra o condomínio do Edifício Jacyra do Valle foi ajuizada pelo Ministério Público (MP), que pleiteva a realização de obras de acessibilidade na edificação, de uso predominantemente comercial.

A juíza Daniéle Viana da Silva Vieira Lopes acolheu o pedido de urgência, determinando que o condomínio apresentasse estudo técnico de viabilidade para essas obras.

Cumprida essa exigência pela parte, o MP requereu a interdição do local, porque o trabalho, assinado por um engenheiro, informava a inviabilidade de dar andamento a qualquer obra desse tipo no prédio. A magistrada, então, ordenou o fechamento das atividades no local.

Os proprietários de lojas e representantes do condomínio recorreram, alegando que a conclusão do estudo, apenas por ser diversa da esperada pelo MP, não representava desrespeito à ordem judicial. O pedido foi acolhido pela turma julgadora do Tribunal. 

O relator, desembargador João Cancio, fundamentou sua decisão afirmando que a ordem da juíza foi corretamente executada, isto é, o condomínio cumpriu a ordem apresentando o estudo quanto à possibilidade de alterações no local.

Com isso, concluiu o magistrado, não existe razão para decretar o fechamento do comércio que funciona no prédio como uma medida de urgência.

O relator acrescentou que a interdição da área condominial e o fechamento dos estabelecimentos existentes pode “engendrar irremediáveis prejuízos, de viés empresarial, trabalhista, financeiro e consumerista”.

Os desembargadores Sérgio André da Fonseca Xavier e Baeta Neves votaram de acordo com o relator. 

Acompanhe o andamento em Viçosa e no TJMG e leia o acórdão.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
Plantão de atendimento à imprensa: (31) 97572-9999 (De 10h às 18h)
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial