Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Taiobeiras inaugura instalações do Fórum Frei Jucundiano de Kok

Espaço foi projetado para possibilitar ampliação futura com nova vara


- Atualizado em Número de Visualizações:

O 1º vice-presidente e superintendente judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Antônio Carlos Cruvinel, inaugurou na manhã de hoje, 16 de maio, as dependências do novo fórum da comarca. A solenidade contou com a participação dos desembargadores Wanderley Paiva e Rubens Gabriel e da juíza diretora do foro, Juliana Vênera de Campos e Silva. A edificação tem 937,50m² de área construída num terreno de 2.636,19m². A obra durou 540 dias e teve custo aproximado de R$ 3,4 milhões.

noticia4-forum-de-taiobeiras.jpg
Edificação atende plenamente às necessidades jurisdicionais

Em seu pronunciamento, o 1º vice, que representou o presidente Geraldo Augusto de Almeida, enfatizou que o prédio proporciona conforto e segurança aos servidores e usuários dos serviços jurisdicionais e é dotado de acabamento moderno e condições acessíveis para todos os públicos. Ele destacou que o projeto previu a expansão do atendimento, com a eventual instalação de uma nova vara na comarca.

noticia2-forum-de-taiobeiras.jpg
O 1° vice (3º da direita para a esquerda) ressaltou a atenção ao primeiro grau, consolidada na construção de novos fóruns

O magistrado lembrou que o espaço homenageia o primeiro pároco da região, frei Jucundiano de Kok, conhecido popularmente como Frei Jucá. “O franciscano holandês, batizado Adrianus Cornelius de Kok, chegou à região em 1940 e lá atuou por mais de 30 anos. Que a paz e o bem, valores que os capuchinhos recordam em sua saudação, sob a égide do religioso que dá nome a este fórum, inspirem os que aqui trabalham, e que este possa ser um abrigo para todos aqueles que vêm aqui, em busca de justiça.”

 

A juíza Juliana Vênera de Campos e Silva destacou que a inauguração do fórum da Comarca de Taiobeiras é um grande passo para o Poder Judiciário da região e para as cidades que compõem a comarca. “O prédio é moderno e foi planejado para suprir as nossas necessidades por décadas. Desta forma, traz muito mais comodidade para quem trabalha em suas dependências e para a população de um modo geral”, afirma.

noticia-forum-de-taiobeiras.jpg
Magistrada frisou ganhos para a população

A construção tem um pavimento e capacidade para abrigar duas varas judiciais, Juizado Especial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Salão do Júri, contando, também, com amplo estacionamento. Para a magistrada, não restam dúvidas de que o novo fórum “vai contribuir para uma melhor prestação jurisdicional, que caminhe ao encontro dos anseios dos cidadãos, afinal, este é nosso objetivo maior”.

 

Plano de Aceleração

 

O Fórum de Taiobeiras foi concluído antes da edição do Plano de Aceleração de Obras do TJMG. A iniciativa, que se estende até 2024 e utiliza recursos do Fundo Especial do Poder Judiciário, procura dinamizar a reestruturação das edificações do Judiciário no interior, por meio de reformas e novas construções, empregando arquitetura padrão e priorizando as regiões onde já está disponível o terreno para receber a construção.

 

O plano prevê inaugurações de prédios em Tupaciguara, Itapecerica e Contagem até o fim do semestre. As licitações dos fóruns de Araxá, Ituiutaba e Juiz de Fora estão em andamento. As Comarcas de Machado, Carmo do Rio Claro, Lagoa da Prata, Piumhi e Cláudio já finalizaram o projeto de engenharia e arquitetura e estão próximas de abrir licitação.

 

Até o final do ano, devem sair as licitações para Carmo da Mata, Guaranésia, Itapagipe, Morada Nova de Minas e Varginha.

 

Pelo Plano de Aceleração de Obras e dentro do cronograma estabelecido anteriormente, em outras gestões, já foram construídos fóruns em Uberlândia, Divinópolis, Coromandel e Vazante e Patos de Minas.

 

Saiba mais sobre o projeto e leia notícia sobre os investimentos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial