Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Semana da Poesia no Fórum Lafayette será em 23/05

Evento, com entrada franca, é tradição que une capital e interior


- Atualizado em Número de Visualizações:

A 11ª edição da Semana de Poesia será na próxima quarta-feira, 23 de maio, às 19h, no saguão da Avenida Augusto de Lima do Fórum Lafayette, no Barro Preto, em Belo Horizonte. O evento reúne numa publicação, lançada na ocasião, trabalhos selecionados de magistrados, servidores, funcionários terceirizados e estagiários do Judiciário. Neste ano, 90 poetas enviaram seus poemas.

 

A programação, aberta ao público e gratuita, começa com a entrega dos exemplares do livro aos autores, com a presença do diretor do foro, juiz Marcelo Fioravante, e terá, ainda, o show “O Carteiro Poeta”, do músico Rubinho do Vale, e coquetel para os apreciadores das letras, poetas, amigos e familiares presentes.

 

O evento é parte do projeto Talento Forense, uma realização da Assessoria de Comunicação Institucional do Fórum Lafayette, com o apoio da Direção do Foro da Comarca de Belo Horizonte e da Corregedoria-Geral de Justiça.

 

Desde 2008, o Espaço Cultural Fórum Lafayette comemora a poesia divulgando e valorizando o trabalho de magistrados e servidores. Inicialmente abrangia obras apenas de autores da capital, mas em 2015 a iniciativa passou a receber também a produção de poetas das outras comarcas.

 

Rubinho do Vale

 

Cantor e compositor mineiro do Vale do Jequitinhonha, o artista tem quase duas dezenas de álbuns, cantando a tradição mineira, o cotidiano, a esperança e a simplicidade povo brasileiro, a valorização da natureza, da vida e também o universo infantil. A música de Rubinho é inspirada, principalmente, na cultura popular de sua região. São folias, batuques e toadas, xotes e baiões, frevos e cantigas de rodas.

 

“O Carteiro Poeta”, que será apresentado no fórum, trará músicas dos 30 anos de carreira do músico e, em especial, algumas canções do show homônimo em que Rubinho apresenta uma mensagem de consciência ambiental e cidadania, principalmente para crianças.

noticia-1RUBINHO-DO-VALE.jpg

Rubinho destaca que muitas de suas canções são utilizadas por professores de todo país, devido à temática e à adequação das composições ao conteúdo educativo e cultural trabalhado em sala de aula. Ele cita que algumas já foram editadas em livros didáticos aprovados pelo Ministério da Educação e distribuídos por grandes editoras especializadas.

 

Por essa razão, há muitos anos o músico tem participado de seminários e congressos educacionais e espetáculos em escolas de educação infantil, públicas e particulares, embora essa parte de seu trabalho não obtenha expressiva divulgação.

 

Para Rubinho do Vale, o artista não é obrigado a compor com a intenção de levar uma mensagem, de ter uma função social, mas desde que começou a compor e a cantar, ele questionou-se sobre o que tipo de artista que queria ser.

 

“Precisamos pensar juntos, artistas, educadores e cidadãos, sobre o modo como podemos difundir uma boa informação, senso crítico e valores por meio da arte”, afirma.