Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Reunião no TJMG apresenta material de divulgação

Semana Nacional terá esforço em nível estadual para incentivar adoção


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia1-reuniao-com-CDL.jpg
Presidente Nelson Missias de Morais e desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, superintendente da Coinj discutem detalhes da Semana Nacional de Adoção

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Nelson Missias de Morais se reuniu hoje, 15 de maio, com a superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, para discutir ações que promovam a adoção de crianças e adolescentes que vivem atualmente nos abrigos espalhados por todas as comarcas do Estado.

Durante o encontro, foi apresentado o material de mídia impressa e digital que será divulgado durante a Semana Nacional de Adoção, que acontece, em Belo Horizonte, na terceira semana do mês de maio.

Em 19 de maio, das 9h às 11h, será feita uma caminhada, organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte  (GAA/BH) e pelo Grupo de Apoio à Adoção de Santa Luiza (Gada), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Fundação CDL Pró Criança, Minas Tênis Clube, Polícia Militar de Minas Gerais e TJMG. A concentração será em frente ao Museu das Minas e Metal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

No dia 21 de maio, das 8h às 18h, acontece o Seminário de Adoção Tardia, no Auditório do Anexo I do TJMG, na Rua Goiás, 229. O evento é voltado para servidores, grupos de apoio à adoção, gestores de entidades de acolhimento, conselheiros tutelares e pretendentes à adoção de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

Apadrinhar

O presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias determinou o envio de ofício aos juízes de todas as comarcas mineiras incentivando a adoção da campanha Apadrinhar. A campanha tem o objetivo de criar laços de afeto entre a sociedade e crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento institucional ou familiar e estão na expectativa de reinserção familiar ou de adoção.

noticia-reuniao-com-CDL.jpg
Equipes de comunicação do TJMG e CDL participaram do encontro

A superintendente da Coinj, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz informa que 400 pessoas já fizeram a inscrição para participar da Caminhada, no próximo domingo, dia 19, na Praça da Liberdade. O seminário recebeu cerca de 350 inscrições.

“Precisamos trabalhar para promover uma mudança de paradigma das pessoas que desejam adotar uma criança. No Brasil há seis vezes mais pessoas habilitadas à adoção do que crianças e adolescentes em condições de serem adotados e, mesmo assim, existem cerca de 6 mil menores em abrigos esperando uma família”, enfatiza a desembargadora.

De acordo com a superintendente da Coinj, isso acontece porque muitos adotantes procuram crianças bem pequenas ou recém-nascidas, e boa parte dos menores disponíveis para adoção são maiores de três anos, têm necessidades especiais ou são grupos de irmãos, que a Justiça procura não separar.

Patrocínio

O material da campanha, patrocinado pelo Clube de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) em parceria com a empresa de publicidade Vitória CI, será divulgado no portal do TJMG, na televisão, no rádio e em jornais.

Participaram também da reunião, no edifício-sede do TJMG, além do presidente Nelson Missias e da desembargadora Valéria Rodrigues de Queiroz, representantes da empresa Vitória CI e da assessoria de imprensa Caravelas, responsáveis pela elaboração do material da campanha.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial