Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Reunião discute realização do 52º Fórum Nacional dos Juizados Especiais

Evento, que ocorrerá no TJMG, será mais uma oportunidade para debate e intercâmbio de informações


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Reuniao-Fonaje.jpg
Evento está sendo organizado e deve ocorrer em novembro (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Magistrados se reuniram nesta quinta-feira (26/1) com o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, para tratar da preparação do 52º Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje), que será sediado pelo TJMG, em Belo Horizonte, em novembro. O evento ocorre duas vezes ao ano e a primeira edição de 2023 será em Florianópolis, Santa Catarina, de 24 a 26 de maio.

Estiveram presentes o 1º vice-presidente, desembargador Alberto Vilas Boas; o 2º vice-presidente, desembargador Renato Dresch; o corregedor-geral de justiça, desembargador Corrêa Junior; o juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Carlos Márcio Macedo; a juíza coordenadora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais, Cláudia Luciene Silva Oliveira; Beatriz Junqueira Guimaraes, do Juizado Especial Cível.

O presidente José Arthur Filho aprovou as propostas da comissão organizadora definidas até o momento. Segundo ele, o Fonaje é uma oportunidade para troca de experiências, aprendizado e desenvolvimento de enunciados, e possibilita aos participantes o contato com boas práticas e um diálogo enriquecedor, tanto mais porque os juizados especiais representam uma parcela importante das demandas em curso no Estado.

“Tenho certeza de que nossa capital acolherá os colegas magistrados com a hospitalidade mineira que nos é própria, propiciando condições adequadas para a reflexão, a interação e a produção de conhecimento. As equipes do Tribunal estão empenhadas em fomentar uma discussão frutuosa, que contemple atividades práticas e teóricas, programação cultural e um espaço de verdadeiro intercâmbio de ideias. Tais momentos permitem que os serviços que prestamos ao cidadão estejam sempre se aperfeiçoando, e que surjam soluções criativas para problemas comuns”, afirmou.

Segundo a juíza Cláudia Luciene Oliveira, a escolha do TJMG ocorreu no 50º encontro, realizado no fim de novembro de 2022 em Foz do Iguaçu, no Paraná. “Nossa previsão para o evento em Belo Horizonte são dos dias 8, 9 e 10 de novembro. O encontro reúne juízes de todo o país, e nele se discutem as questões mais atuais dos juizados especiais. Os preparativos para esta edição já estão em andamento para que o Fonaje em Belo Horizonte seja um sucesso”, disse.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial