Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Reunião define metas para impulsionar conciliação

Ações do Nupemec e Cejuscs são incrementadas


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia-Reuniao-3-vice.jpg
Reunião indicou ações para impulsionar conciliação e mediação como método para solucionar conflitos

O meio jurídico nem sempre será o melhor caminho para a resolução de conflitos entre cidadãos. Firmes nesse propósito, integrantes da 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e juízes envolvidos na prática da mediação e da conciliação se reuniram nesta quarta-feira (23/9) para propor ações com o objetivo de impulsionar o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução e Disputa (Nupemec).

O Nupemec planeja e aperfeiçoa as ações do TJMG voltadas ao cumprimento da política de solução de conflitos e suas metas, incentiva a realização de cursos e seminários sobre mediação e conciliação e outros métodos autocompositivos. Cabe ainda ao núcleo criar, em todas as comarcas mineiras, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs), que é onde são realizadas as sessões de conciliação e mediação.

A reunião foi conduzida pelo 3º vice-presidente, desembargador Newton Teixeira Carvalho. O encontro buscou também incrementar o funcionamento dos Cejuscs por meio de uma discussão sobre quais são os avanços que podem ser adotados, além da análise de todos os pontos positivos vistos até o momento nas unidades judiciárias e que podem ser usados em mais comarcas do estado, explicou o magistrado.  

O desembargador Newton Teixeira Carvalho ressaltou a importância da troca de experiências adotadas em diversas unidades dos Cejuscs. Uma delas, que deve ser mantida após o fim da pandemia de covid-19, é a realização de audiências virtuais.

noticia1-Reuniao-3-vice.jpg
O desembargador Newton Teixeira Carvalho ressaltou que tem como meta implantar 97 Cejuscs durante sua gestão à frente da 3ª Vice-Presidência

Outra iniciativa que ficou definida após o encontro é criar estratégias para dar mais visibilidade e conhecimento sobre a competência e atuação dos Cejuscs. Entre elas, a realização de campanhas institucionais.

O magistrado ressaltou que sua gestão é aberta ao diálogo e que a meta é instalar os 97 Cejuscs que ainda não foram implantados.

O desembargador Newton Teixeira Carvalho comentou sobre a importância do tema tratado na reunião. “Nós sabemos que conciliar é melhor que demandar, portanto discutimos assuntos que podem facilitar e dar maior agilidade em acordos judiciais”, disse.   

Participaram os juízes José Ricardo dos Santos Véras, auxiliar da 3ª Vice-Presidência; Clayton Rosa de Resende, coordenador do Cejusc BH; Flávia Birchal de Moura, juíza coordenadora dos Juizados Especiais; Rui de Almeida Magalhães, auxiliar da Presidência; Leopoldo Mameluque, auxiliar da Corregedoria; Júlio Ferreira de Andrade, da Comarca de Ibirité; Juliano Carneiro Veiga, da Comarca de Muriaé; e os servidores Diego Ávila, Mariana Petrillo, Jade Ribeiro, Emerson Carneiro, Stephanie Rodrigues. 

Leia também: Presidência do TJMG assina portarias de Cejusc virtual

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial