Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Projeto Justiça Itinerante vai até Dom Cavati

Evento ampliou acesso à cidadania


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

dom-cavati-01.jpg
O evento aconteceu na Praça Francisco Weber, no Centro de Dom Cavati

 

Um evento na Praça Francisco Weber, no Centro de Dom Cavati (região do Rio Doce), na tarde da última sexta-feira, 15 de dezembro, mobilizou todo o município em torno de uma série de serviços que democratizaram o acesso à cidadania, levando atendimento jurídico, de saúde e de assistência social a toda a comunidade. Batizada de "Todos pela Cidadania", a iniciativa integra o projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dom Cavati pertence à Comarca de Inhapim.

 

O Justiça Itinerante é um projeto instituído pelo Judiciário mineiro com o objetivo de facilitar o acesso à Justiça a todos que residem em municípios ou em locais afastados da sede da comarca, mediante a realização de audiências e outras funções da atividade jurisdicional. O projeto está regulamentado pela Resolução 632/2010, e seus trabalhos são acompanhados pela Terceira Vice-Presidência do TJMG, por meio da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin).

 

Dom Cavati foi escolhido pela Comarca de Inhapim para receber o Justiça Itinerante pelo fato de ser cortado pela BR 116 e registrar, em função disso, uma grande número de graves acidentes, muitos deles com vítimas fatais. Além disso, é um dos dois únicos municípios, entre os sete que integram a comarca, que possui abrigo para crianças a adolescentes. Assim, entre os objetivos do evento, figurou o trabalho de conscientização no trânsito, realizado com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, e de conscientização sobre adoção e apadrinhamento financeiro e afetivo de meninos e meninas abrigadas.

dom-cavati-02.jpg
Entre as atividades, houve conscientização sobre trânsito; a cidade é cortada pela BR 166 e registra muitos acidentes com vítimas fatais

Serviços oferecidos

 

Durante o evento em Dom Cavati, foi oferecida à comunidade uma série de serviços, como emissão de documentos (carteira de identidade, CPF, cartão do SUS, carteira de trabalho e cartão de bolsa-família); serviços de saúde (vacinação, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, pesagem, medição de circunferência abdominal, orientação nutricional, consulta com clínico geral, entre outras especialidades ofertadas pelo município, e higiene bucal); e de assistência social (recreação para crianças e oficinas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas – e do Centro de Referência de Assistência Social – Cras).

 

Na área jurídica, o atendimento incluiu, além da conscientização sobre adoção e trânsito, solução de conflitos envolvendo guarda, visitação e alimentos de menores; reconhecimento e dissolução de união estável; divórcio; dívidas; descumprimentos de obrigações; devolução de objetos emprestados; desvio de esgoto para o terreno do vizinho; criação de animais soltos que possam prejudicar ou incomodar os vizinhos. Foram ainda realizadas audiências de conciliação e ofertados servidos cartoriais.

 

"O apelo principal da iniciativa é o de aproximar o Judiciário da população. Dom Cavati é um município carente, com extensa zona rural. Muitas vezes, as pessoas têm dificuldade de se deslocar até a sede da comarca, e às vezes têm também resistência, medo de procurar a Justiça. Por meio do evento, fazemos uma espécie de ação social e conseguimos estabelecer acordos pré-processuais, principalmente nas áreas de família (divórcio, ação de alimentos e regulamentação de visitas)", conta o juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Inhapim, João Fábio Bomfim Machado de Siqueira, responsável pela iniciativa.

 

De acordo com o magistrado, o projeto Justiça Itinerante será realizado uma vez por semestre, em algum dos municípios ou distritos integrantes da comarca. Além de Dom Cavati, a comarca é composta ainda pelos municípios de Bugre, Iapu, Inhapim, São Domingos das Dores, São João do Oriente e São Sebastião do Anta e pelos distritos de São Sebastião da Barra, Bom Jesus do Rio Preto, Itajutiba, Jerusalém, Macadame, Novo Horizonte de Inhapim, Santo Antônio do Alegre, São Tomé de Minas, Tabajara e Santa Maria do Baixio.

dom-cavati-03.jpg

Durante o "Todos pela Cidadania", foram oferecidos diversos serviços, não apenas na área jurídica

Números de atendimentos

 

No total, na área jurídica, foram seis reclamações judiciais pré-processuais pelo Cejusc; cinco audiências com acordo pré-processual, também pelo centro judiciário; três audiências da Justiça comum, sendo duas delas com acordo, e cerca de cem orientações jurídicas. Na área social, foram 50 atendimentos de declaração de pobreza; 123 atendimentos em saúde; 75 orientações do Conselho Tutelar; 20 atendimentos na oficina de beleza; oito atendimentos referentes ao programa bolsa-família; 39 solicitações de CPF e 15 orientações pelos Correios; 43 atendimentos com atividades lúdicas para crianças sobre o tema "Direito das crianças e adolescentes e sua violação"; 95 atendimentos sobre saúde mental; três atendimentos de adoção; 80 atendimentos sobre os serviços ofertados; 27 certidões e duas averbações de divórcio emitidas pelo Cartório de Registro Civil; e 190 pessoas orientadas sobre trânsito, incluindo crianças.

 

Parceiros

 

Foram parceiros do Judiciário mineiro no "Todos pela Cidadania" o Ministério Público de Minas Gerais, as Polícias Civil e Militar de Minas, a Polícia Rodoviária Federal, os Correios, a Prefeitura de Dom Cavati, os Correios e o Grupamento de Bombeiros Civil da cidade.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial