Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Projeto de novo fórum de Montes Claros é anunciado por videoconferência

Com transmissão ao vivo, Vara de Execuções Penais Policiais é instalada


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-lancamento-forum-MOC1.jpg
A nova estrutura do Fórum Gonçalves Chaves, de Montes Claros, foi apresentada por videoconferência

A Comarca de Montes Claros já conta com uma nova Vara de Execuções Penais Policiais. E, em breve, terá um novo fórum. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais ao juiz diretor do foro da Comarca, Evandro Cangussu, e comunidade montes-clarense, de forma remota, e também com transmissão simultânea por rede social nesta quarta-feira (3/06).

O presidente Nelson Missias de Morais comentou que o anúncio da nova obra e a instalação da Vara de Execuções Penais Policiais é motivo de comemoração não só para Montes Claros, mas para toda a magistratura mineira. Trata-se, disse, de mais um grande passo no sentido de modernizar o Poder Judiciário e aprimorar a efetividade da jurisdição.

“O Norte de Minas teve uma atenção especial da atual gestão. Várias comarcas receberam novos fóruns. São elas: Janaúba, Jaíba (nova comarca também), Capelinha, Francisco Sá, Grão Mogol e São Romão, entre outras. Nós estamos fazendo uma revisão geral nas condições de trabalho para dar um melhor atendimento àqueles que necessitam e se dirigem aos fóruns”, ressaltou.

Ouça o podcast com o áudio do presidente do TJMG:

not-lancamento-forum-MOC2.jpg
Solenidade teve a presença do presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, do presidente eleito, Gilson Lemes e representantes da diretoria do TJMG 

O juiz Evandro Cangussu destacou, na videoconferência, a importância não só da implantação da nova Vara de Execuções Penais Policiais, bem como da construção do novo fórum. “É a concretização de um sonho alimentado no decorrer de vários anos. Chega no momento  certo”.

O magistrado lembrou que o atual imóvel, de dimensões acanhadas, não comporta as reais necessidades da comarca, composta por sete municípios, com mais de 480 mil habitantes. A região que circunda Montes Claros tem convivido com um crescimento exponencial nos últimos anos, o que aumenta a demanda pela pacificação de conflitos.

O novo espaço irá integrar magistrados, servidores e colaboradores e vai resultar numa resposta mais célere e qualificada ao jurisdicionado, frisou. Durante o encontro, foi entregue (virtualmente) ao presidente Nelson Missias uma placa de agradecimento.

not-lancamento-forum-MOC7.jpg
O juiz Evandro Cangussu e representantes dos setores judiciário e municipal participam da videoconferência no Fórum de Montes Claros

Espaço amplo

O projeto do novo Fórum Gonçalves Chaves foi apresentado pelo superintendente de Obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira. O magistrado informou que o fórum será construído na Rua Raimundo Penalva, 70, Vila Guilhermina. 

O prédio terá seis pavimentos, com 15.323,15 metros quadrados de área construída. Haverá espaço para 24 varas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), gabinetes para juízes e assessores, setores de apoio, entre outros.

Serão cinco elevadores, com sonorização em todos os andares, wi-fi no Tribunal do Júri, estrutura para energia solar, sistema de ar-condicionado central, estacionamento para 295 vagas, bicicletário e ampla acessibilidade.

not-lancamento-forum-MOC3.jpg
Na tela, participantes de Montes Claros interagindo com os participantes em BH;  Vara de Execuções Penais Policiais também foi instalada

Os desembargadores Jaubert Carneiro, natural de Januária, e o desembargador Tiago Pinto (2º vice-presidente eleito) acompanharam os anúncios feitos pelo presidente Nelson Missias de Morais de forma remota.

Ambos destacaram a importância da obra para a comunidade do Norte de Minas, já que Montes Claros é uma cidade pólo. “A renovação da estrutura, hoje obsoleta, atende a demandas de muitos cidadãos da cidade, como também dos inúmeros municípios e distritos que integram a comarca”, registrou o desembargador Jaubert Carneiro.

O desembargador Tiago Pinto destacou o apoio que a iniciativa de construir um novo fórum recebeu da Prefeitura local. O presidente eleito do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, a 3ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Mariangela Meyer e os juízes auxiliares da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos e Delvan Barcelos Júnior acompanharam a solenidade por meio remoto, do gabinete da presidência.

 

not-lancamento-forum-MOC9.jpg
Durante a solenidade com o juiz Evandro Cangussu (D) foi entregue uma placa ao presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais

Estrutura

Com as mudanças, a Vara da Infância e da Juventude e de Precatórias Criminais passa a ter a denominação e a competência de Vara da Infância e da Juventude. Já a Vara de Execuções Penais e do Tribunal do Júri passa a ter a denominação e a competência de Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e do Tribunal do Júri. 

Essas alterações estão inseridas na Resolução  nº 918/2020, publicada no Diário do Judiciário eletrônico (Dje) de 02 de junho de 2020. Leia mais sobre a movimentação processual em Montes Claros durante o período de trabalho remoto.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial