Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Projeto Conhecendo o Judiciário é apresentado em sete escolas de BH

Ações foram realizadas na quinta-feira (29/9) e sexta-feira (30/9)


- Atualizado em Número de Visualizações:

Alunos de sete escolas da capital mineira participaram, na quinta-feira (29/9) e esta sexta-feira (30/9), de ações da etapa Belo Horizonte do projeto Conhecendo o Judiciário - Justiça vai à Escola, idealizado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom). O evento contou com a Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

O projeto tem como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da Justiça em linguagem simples e acessível. Entre as ações estão visitas às escolas, ao TJMG e aos fóruns das comarcas do estado. As atividades contemplam estudantes, grupos de terceira idade e integrantes de grupos organizados da sociedade civil.

Com visitas de desembargadores e juízes às instituições, as ações foram promovidas nas escolas estaduais Professor Pedro Aleixo; Professor José Mesquita de Carvalho; Madre Carmelita; João Lopes Gontijo; Pedro II; Pandiá Calógeras e Governador Milton Campos.

not-conhecendo-judiciario-EE-Pedro-Aleixo-GERAL----29.09.jpg
Palestra na Escola Estadual Professor Pedro Aleixo foi realizada nessa quinta-feira (29/9) (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

A iniciativa, conforme avalia o 2º Vice-Presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Luís Dresch, visa estimular os jovens a buscar, sempre, uma vida melhor por meio do trabalho. 

“Essa é a ideia na qual o Tribunal pode colaborar. Ir para as escolas e mostrar que existe um mundo melhor, mas que isso depende do trabalho”, disse o magistrado, que ministrou, na noite de quinta-feira, palestra motivacional a alunos da Escola Estadual Professor Pedro Aleixo, no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte. 

Na ocasião, 100 estudantes receberam, atentos, as palavras de incentivo do desembargador, que estava acompanhado do juiz auxiliar da 2º Vice-Presidência do TJMG, Carlos Márcio de Souza Macedo, e do desembargador Pedro Aleixo Neto.

Experiências e homenagem

Durante o encontro, os magistrados também discorreram sobre experiências profissionais e contaram as próprias vivências como também estudantes de escolas públicas, estimulando que os alunos prossigam na formação acadêmica.  

“Foi uma alegria muito grande. Eu, em especial, tive uma alegria maior ainda, porque também fui professor no Estado, por dois anos. Foi gratificante ver a interação e os alunos fazendo perguntas. Nessa visita também mostramos o ser humano que somos, e dissemos que é possível seguir sempre um melhor caminho”, disse o juiz auxiliar da 2º Vice-Presidência do TJMG.

not-conhecendo-judiciario-EE-Pedro-Aleixo-RENATO-DRESCH-PEDRO-ALEIXO-E-CARLOS-MARCIO-29.09.jpg
Desembargador Pedro Aleixo Neto (centro) contou aos alunos a história do avô que dá nome ao colégio (Crédito: Mirna de Moura/TJMG)

O desembargador Pedro Aleixo Neto apresentou a história do avô, que dá nome à instituição. “Eles ficaram muito curiosos para saber quem era a figura que dava nome ao colégio e demonstraram um carinho e uma receptividade muito grande. Comigo especialmente, porque me viram ali como representante da família”, disse o magistrado, que lembrou, emocionado, a forma como foi recebido. 

“Eu me dirigi a eles dizendo que éramos todos uma família, a família Pedro Aleixo. Foi muito emocionante, muito bacana. Eles me receberam de uma forma muito carinhosa, houve essa interação e proximidade”, concluiu. 

Demais ações

Os estudantes das outras seis instituições também receberam visitas de desembargadores. Na Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, na quinta-feira, estiveram a superintendente adjunta da Ejef, desembargadora Lílian Maciel; a coordenadora do Núcleo de Voluntariado do TJMG, desembargadora Maria Luíza de Marilac; e a superintendência de mídia institucional, desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez. 

Na Escola Estadual Madre Carmelita, também na quinta, esteve a superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica (Comsiv) do TJMG, desembargadora Evangelina Castilho Duarte. 

Já nesta sexta-feira (30/9) as visitas foram feitas pelos desembargadores Franklin Higino Caldeira Filho e Osvaldo Oliveira Araújo Firmo, na escola Estadual João Lopes Gontijo; pelo desembargador Leonardo de Faria Beraldo, na escola Estadual Pedro II; pelas desembargadoras Teresa Cristina Peixoto e Maria Cristina Carvalhais, na escola Estadual Pandiá Calógeras; e da desembargadora Kárin Emmerich, na escola Estadual Governador Milton Campos.

Confira aqui algumas fotos das visitas de quinta e sexta-feira em Belo Horizonte. 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial