Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente confere obras do novo fórum de Araguari

Gilson Soares Lemes se reúne com magistrados para tratar da volta ao trabalho presencial


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not2-visita-atual-forum-araguari-09.07.2020.jpg
O presidente Gilson Soares Lemes conversou com os magistrados de Araguari sobre a volta da tramitação dos processos físicos

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, visitou nesta quinta-feira (9/07) as obras do novo fórum de Araguari, sede da comarca. Antes, porém, ele almoçou e se reuniu, no atual fórum, com os magistrados que compõem a comarca de segunda entrância. O presidente do TJMG chegou a Araguari após passar por Uberlândia.

A reunião ocorreu no salão do Tribunal do Júri, onde o presidente abandonou a formalidade e se reuniu em círculo com os colegas da magistratura. O tema da conversa foi o retorno gradativo de servidores e magistrados ao trabalho e a retomada da tramitação dos processos físicos.

Na reunião, ele estava acompanhado do 2º vice-presidente, desembargador Tiago Pinto, e do juiz auxiliar da Presidência, Jair Francisco dos Santos. O presidente quis ouvir as propostas dos magistrados para o retorno com segurança e preservação da vida de todos.

Em seguida, o presidente Gilson Soares Lemes visitou as obras do novo Fórum Doutor Oswaldo Pieruccetti, no bairro Jardim Interlagos. O projeto prevê cinco pavimentos e a área total a ser ocupada é de mais de 11 mil metros quadrados.

not2-visita-obra-novo-forum-araguari-09.07.2020.jpg
Um dos pavimentos do novo fórum de Araguari: em visita, ao lado de magistrados, presidente Gilson Soares Lemes ressaltou a importância da celeridade na obra

No local, acompanhado pelo juiz Jair Francisco, o presidente ressaltou a importância de que as obras sejam executadas com celeridade. 

O prédio atual, construído na década de 1960 para abrigar a comarca, está localizado no Centro de Araguari, mas é desprovido de estacionamento adequado e tem salas que já não comportam satisfatoriamente a demanda atendida no fórum. Outros três imóveis, que são alugados, abrigam o Cejusc, Juizado Especial e arquivo.

Expectativa

not-visita-obra-novo-forum-araguari-09.07.2020.jpg
Prédio que abrigará novo fórum tem estrutura moderna e é adequado à prestação jurisdicional de qualidade

A Comarca de Araguari, composta também por Indianápolis, tem quatro varas cíveis e duas criminais, além do Juizado Especial, onde atuam três magistrados. De acordo com a diretora do foro da comarca, juíza Ana Régia Santos Chagas, a mudança para a nova casa é aguardada com muita ansiedade, pois o espaço do prédio atual é muito limitado.

Ela destaca o alto índice de processos criminais, principalmente pelo fato de a cidade estar muito próxima a Uberlândia. Os casos mais comuns são aqueles ligados ao tráfico de drogas.

Natural de Uberaba, a juíza Ana Régia, antes de atuar em Araguari, passou pelas comarcas de Patrocínio, Várzea da Palma, Sacramento, Conceição das Alagoas e Ibiá.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial