Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Magistrados recebem Medalha Tiradentes

Cerimônia ocorreu em Ouro Preto


- Atualizado em Número de Visualizações:

A manhã do sábado de feriado foi marcada pela entrega da Medalha da Inconfidência, a mais alta honraria concedida pelo Estado de Minas Gerais, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, que já foi agraciado com a comenda em 2017, esteve na solenidade.

 

O orador da cerimônia foi o governador Fernando Damata Pimentel. O cerimonial oficial de tiros, o hasteamento da Bandeira e a colocação de flores no monumento ao mártir da Inconfidência Mineira foram realizados na Praça Tiradentes.

noticia-02
Evento marca a entrega da maior comenda do Governo de Minas

Receberam a honraria os desembargadores Carlos Henrique Perpétuo Braga, superintendente administrativo adjunto do TJMG (Grande Medalha); Gilson Soares Lemes, vice-presidente do Conselho de Supervisão e Gestão dos Juizados Especiais (Grande Medalha); Carlos Roberto de Faria, Dárcio Lopardi Mendes, José Flávio de Almeida, Marcos Lincoln dos Santos, Newton Teixeira Carvalho, o superintendente de informática, Wilson Benevides (Medalha de Honra), e o juiz auxiliar da Presidência, Bruno Teixeira Lino (Medalha da Inconfidência). O desembargador Armando Freire receberá a medalha em momento oportuno.

noticia-03
Homenageados do Poder Judiciário tiveram contribuição ao Executivo reconhecida

Além dos magistrados, foram agraciados o Prêmio Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel; o esportista Bebeto de Freitas, promotores, defensores públicos, advogados, músicos, artesãos, políticos, membros do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, das Polícias e do Corpo de Bombeiros, jornalistas, religiosos e empresários. Ainda foram honrados postumamente a vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco e o motorista dela, Anderson Pedro Gomes, assassinados a tiros, em 14 de março, no Rio de Janeiro. Ao todo, 170 personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais foram agraciadas com a entrega da Medalha.

 

A Medalha da Inconfidência, criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek, é conferida anualmente em 21 de abril, o dia em que se festeja Joaquim José da Silva Xavier, o alferes Tiradentes. Nessa data, a capital do estado é transferida simbolicamente para Ouro Preto, que foi o centro administrativo e político de Minas Gerais de 1823 a 1897. A distinção possui quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial